Melhores chefes do mundo: conheça grandes nomes da gastronomia

Se você está montando o seu próprio restaurante, com certeza, deve admirar algumas celebridades da gastronomia mundial. Saber quem são os melhores chefes do mundo não é apenas uma questão de curiosidade, mas também é importante para ter uma boa referência e se inspirar para ter um restaurante de sucesso.

Esses chefes são pessoas que trabalharam muito e conseguiram alcançar um patamar de excelência, reconhecido por toda a comunidade gastronômica. É um feito que todo chefe deve buscar em sua jornada profissional.

Vamos trazer neste post um pouco da história dos principais chefes de cozinha da atualidade para você se inspirar. Preparado?

Os melhores chefes do mundo

A cozinha mundial é bastante variada, cada país apresenta uma variedade incrível de pratos, sabores e misturas. Mas encontrar o equilíbrio perfeito entre os ingredientes e entregar um prato bem elaborado, harmônico e saboroso não é tarefa para qualquer um.

Por isso, o reconhecimento por ser um bom chefe de cozinha é bastante merecido. São anos de muita luta e dedicação para alcançar o reconhecimento de toda uma comunidade ⎯ principalmente por se tratar de um nível mundial.

Abaixo, vamos falar um pouco sobre os melhores chefes da atualidade e como eles fizeram para chegar ao topo de suas carreiras. Confira!

Massimo Bottura

O chefe italiano Massimo Bottura, que já teve o seu restaurante eleito como o melhor do mundo no “The world’s 50th best restaurants” em 2016 e ainda 3 estrelas no Guia Michelin, teve que passar por cima de muita coisa para chegar onde chegou, a começar por um rompimento de relações com o próprio pai.

Quando tinha apenas 24 anos de idade, ele resolveu deixar seu posto na empresa de advocacia da família para ir atrás de seu sonho de ser cozinheiro.

O primeiro restaurante não deu tão certo quanto ele esperava, mas o aprendizado sobre a cozinha profissional nessa fase foi crucial para o sucesso de hoje. Em 1995 ele abriu a “Osteria Francescana”, onde finalmente conseguiu realizar seu grande sonho de se tornar um chefe mundialmente reconhecido.

Em 2015 teve sua história contada pela série “Chef’s Table”, da Netflix.

Dominique Crenn

A primeira mulher em nossa lista é a Dominique Crenn, a francesa que abriu um restaurante em São Francisco, nos Estados Unidos e conquistou a primeira posição do “The world’s 50th best restaurants” em apenas 3 anos.

O cardápio de seu restaurante começa com um poema, escrito por ela própria, no qual as estrofes apresentam cerca de 30 opções de pratos. Esse cardápio varia conforme as estações do ano e conquistou 2 estrelas no Guia Michelin, o que iniciou sua rota de sucesso.

Amante das artes, seus pratos têm sempre excelentes apresentações, utilizando de diversos elementos para torná-los mais “instagramáveis”, como ela mesma diz.

Joan Roca

O chefe espanhol Joan Roca cozinha e administra, ao lado de seus dois irmãos mais novos Joseph ⎯ sommelier ⎯ e Jordi ⎯ chefe de sobremesas ⎯ o mundialmente famoso “El Celler de Can Roca”, que fica na cidade de Girona, na Espanha. Ele conta que decidiu que seria cozinheiro aos 10 anos, já os irmãos se encontraram no mundo da gastronomia mais tarde.

Seu restaurante já foi eleito o melhor do mundo pela revista britânica “Restaurant”, em 2013, e pelo “The world’s 50th best restaurants”, em 2013 e 2015. Apesar de todo esse reconhecimento, Roca mantém a humildade e foca em aprimorar sempre.

Uma vez por semana, ele faz questão de fazer uma refeição no restaurante dos pais, que fica próximo ao seu restaurante, para manter forte os laços familiares. Aliás, a família é um dos pontos mais importantes no sucesso do chefe.

Ana Roš

Ana é eslovena e, ao contrário da maioria dos grandes chefes mundiais, ela descobriu a paixão pela cozinha por um acaso.

Fluente em 5 idiomas, ela foi enviada pelos pais à Itália para estudar, mas passou todo o verão saindo com os amigos. Apesar de muito inteligente, a vida de diplomata que os pais desejaram não era para ela.

Depois de conhecer seu marido, aceitou a proposta de ajudar a tocar o restaurante dos pais dele, sem nunca ter estudado nada sobre culinária.

Apesar da total falta de experiência, correu atrás, estudou bastante e chegou ao seu auge em 2017, quando foi eleita a melhor chefe mulher do mundo pelo “The world’s 50th best restaurants”, que é um dos prêmios mais importantes do meio.

Em 2016, ela e seu restaurante ⎯ o Hiša Franko ⎯ foram os protagonistas de um dos capítulos da série “Chef’s Table”, da Netflix. Foi quando o telefone não parou de tocar e seu negócio ficou mundialmente conhecido.

A eslovena, que na gestão de pessoas em seu restaurante já chegou a demitir 5 homens de sua equipe, em apenas uma semana, por duvidarem de sua capacidade apenas por ser mulher, esteve em um evento de culinária que aconteceu em São Paulo em outubro de 2017.

Alex Atala

E na nossa lista não poderia faltar um chefe brasileiro, não é mesmo? Alex Atala saiu de casa aos 14 anos para trabalhar de DJ e, aos 18 anos, foi mochilar pela Europa.

Por lá, ele trabalhou em diversas atividades e, por sugestão de amigos, fez um curso profissionalizante de gastronomia quando estava na Bélgica. Foi quando sua carreira culinária teve início.

Além da Bélgica, ele trabalhou em restaurantes na França e na Itália, até voltar ao Brasil. Em São Paulo, trabalhou em diversos restaurantes, mas sua carreira começou a se destacar quando ele foi convidado para renovar o cardápio do extinto Filomena.

Por esse trabalho, ele recebeu o prêmio de Melhor Jovem Chef pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados.

Em 1999, juntou-se com mais dois sócios para abrir o premiado D.O.M., que recebeu os seus primeiros prêmios ⎯ melhor restaurante e chef revelação pela revista Gula ⎯ já no ano de estreia. Daí em diante foram vários reconhecimentos, sendo o mais importante deles a 4ª posição no ranking do “The world’s 50th best restaurants” no ano de 2012.

Agora que você já conhece um pouco da história dos melhores chefes do mundo, ficou mais fácil se inspirar em cada um deles, não é mesmo? Sendo assim, não desanime diante das dificuldades e supere as expectativas. Somente dessa forma você conseguirá montar um restaurante de sucesso!

Estes são apenas alguns dos melhores chefes do mundo gastronômico. Já conhecia todos eles? Sentiu falta de alguém nessa lista? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário