Equipamentos para pizzaria: 8 essenciais para o ramo

Os equipamentos para pizzaria devem incluir freezers, refrigeradores, mesa para preparo, condimentadoras de mesa, pás para enfornar e girar, forno (a lenha, a gás ou de lastro), fatiadores de frios, cilindros e abridores de massa.

Entenda a importância de cada um com a Castellmaq, boa leitura!

1. Freezer e refrigerador

Os freezers são equipamentos que atingem uma faixa de temperatura entre -18°C e -22°C, que é o melhor parâmetro para manter insumos (como queijos e molhos) congelados.

modelos verticais e horizontais. A diferença entre eles é que o freezer horizontal é mais econômico, porque não perde o ar refrigerado para o ambiente. O vertical é mais utilizado para a exposição de produtos.

Além disso, também é possível deixar a massa pré-pronta para vender pizzas congeladas. Essa estratégia é excelente para pizzarias delivery, pois os consumidores podem comprar o produto e assá-lo em casa.

Já para para conservar os alimentos, os refrigeradores são os melhores equipamentos, uma vez que refrigeram entre 2°C e 8°C.

São excelentes para guardar o mise en place até a montagem das pizzas. Armazene o cheddar, catupiry, queijos, frango desfiado, calabresa picada, legumes fatiados, chocolate ralado e outros alimentos que serão usados no dia.

2. Mesa de preparo em inox

A mesa de preparo em inox é um apoio para montar a pizza e fazer todo o processo de preparo dos ingredientes. Ela costuma ter 70 cm de altura e uma gama de comprimentos variados, entre 190 cm e 120 cm.

Invista sempre em materiais de aço inoxidável, pois são fáceis para higienização e não enferrujam com o tempo.

Na Castellmaq, temos mesas com tampo em inox com grade organizadoras na parte inferior que podem ser usadas para organizar potes armazenadores, utensílios grandes de cozinha e eletroportáteis.

Dessa forma, é possível manter o layout da cozinha arrumado e o espaço otimizado.

3. Fatiador de frios e raladores

Fatiar frios manualmente é uma tarefa que está fora de cogitação em uma cozinha profissional por conta do tempo que demanda. Há fatiadores elétricos que minimizam o esforço físico e cortam de forma rápida, eficaz e uniforme, com espessuras idênticas.

Uma pizzaria precisa desse equipamento para contar queijos, presunto, peito de peru, salame, calabresa, entre outros frios utilizados na cocção. Por isso, economize tempo e esforço investindo em um bom fatiador.

Quanto aos raladores, há sabores de pizza que, ao invés de fatias, precisam de porções menores dos ingredientes. Em vez de folhas finas de queijos, são pequenas porções raladas.

Para isso, basta colocar um pedaço da peça em um ralador elétrico, ligá-lo e pronto: sem esforço físico e em poucos segundos já tem uma porção de queijo ralado para preparar a base da pizza.

4. Condimentadoras de mesa

As condimentadoras de mesa (também chamadas de pizzarolas) são estruturas suspensas para armazenar alimentos em uma linha de montagem, posicionados lado a lado e seguindo uma ordem de produção.

Os produtos da Castellmaq contam com cubas confeccionadas em aço ou resina atóxica, pintadas com tinta a prova de ferrugem, que suportam de -30°C a 50°C. Assim, podem ser armazenadas em freezer ou refrigeradores.

Não podem ir ao fogo, mas a sua utilidade já aumenta consideravelmente com esse material.

5. Masseira ou amassadeira

Uma massa saborosa é um dos principais fatores que tornam uma pizza inesquecível. Ela pode ser fina, espessa, crocante ou macia, mas, independente da textura, é preciso uma masseira ou amassadeira para misturar a imensa quantidade de ingredientes.

modelos grandes que misturam até 40 Kg de massa, enquanto os menores misturam 25Kg.

Ambos são elétricos e contam com pequenas diferentes tecnológicas. Há opções basculantes, rápidos ou semirrápidos com regulagem de velocidade e vedação (tampa em alumínio ou grade).

Para comprá-los, acesse a seção de masseiras do nosso site.

6. Cilindros e abridores de massa

Enquanto a masseira tem a função de misturar e sovar a massa, os cilindros e abridores de massa elétricos fazem o processo seguinte de nivelar para montagem.

Essa etapa é bem cansativa quando feita manualmente, uma vez que são muitas fatias para abrir com rolo.

Por isso, é essencial contar com esse equipamento. Os cilindros da Castellmaq são cromados, têm gabinete fechado e possuem rolamentos blindados.

Além disso, operam com até 2 kg de massa e a laminam entre 63,5 x 300 mm. Com isso, dá para você selecionar um tamanho padrão com poucos ajustes e garantir boas massas com praticidade.

Portanto, invista em uma máquina própria para isso. Você terá muito mais tempo para se dedicar em outros preparos e, sem sombra de dúvidas, o pizzaiolo poderá trabalhar sem se desgastar tanto.

7. Pás para enfornar e girar pizza

As pás para pizza são essenciais para o manuseio da massa depois que ela foi cilindrada e está pronta para ser colocada no forno. Após o seu tempo assando, esse utensílio também será responsável por pegá-la com segurança.

As opções da Castellmaq são feitas com alumínio, compensado naval ou alumínio anodizado, materiais que asseguram a fácil higienização e não captam cheiros ou sabores.

Ideais para fornos com pedra refratária ou de esteira, são itens feitos com diâmetros diferentes para apoiar os tamanhos de pizza de P a EG e têm cabos ergonômicos e base arredondada, facilitando a sua pega e enforno.

8. Forno a lenha, a gás ou de lastro

Os fornos a lenha, a gás ou de lastro cumprem a finalidade de assar a pizza. É muito importante escolher esse equipamento com atenção, pois ele é capaz de influenciar no sabor da massa (principalmente na base inferior do alimento).

A vantagem dos fornos a lenha é que eles atingem uma temperatura de 550° que permite assar a pizza rapidamente, fazendo com que a massa fique crocante por fora e macia por dentro.

Já os fornos elétricos a gás e de lastro atingem até 400°C e apresentam melhor controle de temperatura. Basta digitar os parâmetros desejados no display e pronto!

Por conta dessa facilidade, no geral, investir nos fornos a gás e de lastro é a alternativa mais consciente. Afinal, eles ajudam bastante a evitar que pizzas sejam queimadas e perdidas.

Curtiu este post? Deixe que nenhum dos equipamentos falte no negócio. Todos contribuem para o bom andamento da cozinha, conservação de alimentos e preparo de pizzas deliciosas.

Continue acompanhando o blog Castellmaq para conferir mais listas de equipamentos importantes para o seu negócio e conteúdos que te ajudam a empreender! Veja outros posts que podem te interessar:

Qual freezer é o mais econômico: horizontal ou vertical?

Adega climatizada: o que é, como funciona e as vantagens

Como limpar fogão industrial em 7 passos descomplicados

Deixe um comentário