Dark kitchen são diversas cozinhas industriais em um mesmo local, com vários restaurantes operando em regime compartilhado, apenas com serviço delivery, sem salão ou apelo visual para os clientes. Elas ficaram muito populares na pandemia devido ao grande aumento da demanda por aplicativos.
Hoje o conceito não mudou muito e grandes redes de restaurantes aderiram à tendência e, inclusive, oferecem pratos exclusivos para essa modalidade.
Neste post você vai entender o como funciona uma dark kitchen e como montar uma. Acompanhe a leitura e veja se esse modelo de negócio faz sentido para você!
Como funciona uma dark kitchen
As dark kitchens funcionam como se fossem condomínios de cozinha. Onde cada restaurante tem a sua própria sala com uma cozinha profissional montada.
Outras áreas como banheiros e vestiário são de uso comum para os colaboradores de todas as salas. Além disso, há um espaço para os entregadores estacionarem as motos e aguardarem pelos pedidos.
Cada sala possui um fogão industrial, um refrigerador, coifa e outros equipamentos necessários em uma cozinha profissional. As contas de água, luz, gás e internet são separadas para cada estabelecimento.
Benefícios de abrir uma dark kitchen
Para os empreendedores que veem nesse tipo de empreendimento uma ótima oportunidade de investimento, nós apontamos algumas vantagens que têm se mostrado cada vez mais lucrativas.
1. Tendência de mercado
Não basta simplesmente querer navegar a onda das dark kitchens sem um planejamento detalhado. É fato que o ramo é uma tendência no mercado de comidas, mas para o investimento pode valer a pena, é preciso ter como prioridade o aproveitamento máximo do espaço onde você irá instalar sua cozinha fantasma.
Por isso, saber exatamente como montar o layout das cozinhas industriais, vai otimizar a utilização do espaço, oportunizando um melhor aproveitamento. Assim, a produção fica mais eficiente.
As dark kitchens vieram para ficar e a tendência é que cada vez mais restaurantes se tornem adeptos da modalidade para aumentar a receita.
2. Custo baixo
Os custos para investimento em uma dark kitchen são muito mais baixos se comparados a um estabelecimento que atende presencialmente, por exemplo.
Por ser um espaço que permite a opção do trabalho compartilhado, os donos de restaurantes podem dividir as despesas e custos. Outra opção é atuar em ambientes com espaço suficiente para a produção, montagem e embalagem dos produtos e nada mais.
Contudo, é preciso ficar atento para seguir todas as diretrizes para funcionamento deste tipo de estabelecimento, e seguir as normas para instalação de gás industrial, higiene e segurança em cozinhas industriais, controle de pragas etc.
3. Mais variedade
Como já mencionamos, alguns restaurantes oferecem pratos exclusivos para essa modalidade de serviço. Como o objetivo é apenas a entrega, fica mais fácil ampliar a linha de produção, já que o custo é zero na área de atendimento, por exemplo.
4. Maior abrangência
Com a popularização dos aplicativos de comida, é possível vender para uma área muito maior do que se você trabalhar com um estabelecimento de atendimento presencial.
Você pode atender clientes de uma região. Em alguns casos, cidades inteiras conforme o tamanho da população e a popularidade do seu negócio.
Como montar uma dark kitchen
O processo para montar uma dark kitchen não é muito diferente do processo para montar uma cozinha de restaurante. É preciso ter em mente que o ambiente precisa ser prático, funcional e limpo.
Investimento
Atenção: os valores podem variar conforme a sua região, reformas necessárias, tamanho da cozinha e período em que você lê este conteúdo.
O tamanho do investimento vai depender da estrutura do seu negócio. Se você pretende apenas montar uma sala para operar com o seu restaurante, um orçamento de, aproximadamente, R$ 30 mil é um bom investimento inicial.
Se a sua ideia é montar uma cloud kitchen — um sinônimo para dark kitchen —, com várias salas para depois alugá-las para restaurantes, o investimento é a partir dos R$ 100 mil reais.
A maioria do investimento será em equipamentos, o resto se divide em uma equipe para fazer a instalação e nas estratégias de divulgação das salas ou do restaurante.
Equipamentos para uma dark kitchen
Preparamos uma lista com os principais equipamentos necessários para montar uma dark kitchen. Confira:
Fogão industrial
Os fogões precisam ser de alto desempenho para preparar os pratos com rapidez. O mais comum é ter um por cozinha. Dependendo da demanda e do espaço, é possível colocar mais de um fogão para aumentar a produtividade.
Coifa
As coifas são essenciais nas dark kitchens, pois muitas vezes o lugar pode não ter janelas. Por isso, o equipamento de ventilação precisa estar lá para fazer a exaustão da fumaça, gordura e odores de comida do ambiente, além de ventilar a cozinha.
Armários e estantes
Armários e estantes são fundamentais para o armazenamento de ingredientes e utensílios da cozinha. Diferentemente dos armários de cozinhas convencionais, para estabelecimentos industriais, eles devem ser amplos e abertos
Além disso, é preciso saber como organizar armários de cozinha industrial para facilitar a visualização e o acesso ao que for necessário no preparo dos pratos.
Refrigeradores
Para o armazenamento de ingredientes, bebidas e sobremesas, os refrigeradores precisam estar presentes nas dark kitchens.
Para facilitar a visualização dos produtos no interior do refrigerador, opte por modelos com porta de vidro, isso evita que as portas permaneçam abertas por muito tempo, atrapalhando a circulação de pessoas no ambiente pequeno.
Por falar nisso, veja nossa lista de tipos de refrigeradores para restaurante e saiba como escolher!
Utensílios de uso geral na cozinha
Alguns utensílios de uso geral podem até parecer dispensáveis em uma dark kitchen, por isso escolha com muito cuidado. Em alguma situação inusitada você pode precisar de algo que nem imaginaria ser necessário.
Enfim, muitos equipamentos industriais são excelentes para o uso em dark kitchens e o tempo e a experiência também vão ajudar a entender o que é válido ter ou não no estabelecimento.
Patru
Os patrus são equipamentos térmicos que servem para manter a comida aquecida. Ele se faz muito necessário em dark kitchens pois como a demanda e rotatividade é alta, é possível pré-preparar os pratos com mais saída e ser mais eficiente com os pedidos que demandam maior preparo, otimizando o tempo de entrega.
Como divulgar a sua dark kitchen
Se você for operar somente com a modalidade de dark kitchen, saiba que precisa ter as redes sociais como ferramentas de uso diário. Como o seu estabelecimento não terá fachada ou ambiente para atendimento de clientes, a divulgação será feita totalmente via meios gráficos, seja por panfletagem ou mídias digitais.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para montar uma dark kitchen, aproveite para ver nossa lista com os melhores espremedores de suco para otimizar seus processos na sua cozinha