Como montar uma doceria: tire sua ideia do papel e tenha sucesso!

Tão importante quanto saber cozinhar é se planejar na hora de montar uma confeitaria. Se você tem esse sonho, porém, não sabe como montar uma doceria, saiba que não é só fazer doces gostosos, mas, sobretudo, investir em equipamentos e produtos de qualidade, administração e até mesmo um pouco de marketing.

Pode até parecer difícil tirar esse sonho do papel, no entanto, saiba que: com planejamento tudo é possível! Invista em uma cozinha industrial equipada, um bom cardápio com diversas opções de doces e claro, não deixe de pesquisar quem são os seus concorrentes e o seu público-alvo.

Para te ajudar a realizar o seu sonho, continue lendo o post e veja algumas dicas para abrir o seu negócio e ter sucesso!

Planejamento é a alma do negócio!

Essa frase pode até parecer clichê, porém, faz todo sentido quando se fala em abrir um negócio. Independente do seu ramo, é muito importante planejar e ter objetivos bem definidos. Tudo vem de um planejamento, desde a parte financeira até mesmo a parte administrativa.

Se você não faz a menor ideia de como e nem por onde começar, veja algumas dicas que vão te auxiliar na hora de tirar as ideias do papel:

  1. Estude o mercado

A primeira parte a ser considerada na hora de pensar em montar o seu negócio é estudar o mercado. Saber quem são os seus concorrentes e seus pontos fracos e fortes e, ainda, conhecer sobre o mercado no qual você está querendo fazer parte.

O mercado ligado ao ramo alimentício, tanto confeitarias, quanto restaurantes ou padarias dificilmente é afetado pelas crises, já que, comer é uma necessidade básica. Entretanto, você deve se atentar ao fato de que a concorrência nesse ramo é muito maior e, por isso, você deve ter um diferencial competitivo se quiser se destacar.

Outro item importante é saber quem é o seu público-alvo, ou seja, para quem você vai vender, assim, você saberá de maneira muito mais assertiva quais tipos de produto vender e até mesmo o quanto cobrar. Para facilitar na hora de descobrir quem é o seu público-alvo, responda algumas perguntas que vão te ajudar bastante:

  • Qual o perfil das pessoas que moram na região onde será minha doceria?
  • Essas pessoas têm um poder aquisitivo alto ou baixo?
  • Terei muitos concorrentes nesta região?
  • Quais os produtos almejo vender?

O estudo de mercado é de suma importância na hora de decidir qual a localização do seu negócio. Na hora de escolher o local, leve em consideração a segurança e os custos do aluguel. 

  1. Se cadastre como MEI e solicite a licença na Vigilância Sanitária

Ao abrir um negócio é imprescindível que você se cadastre como MEI para que possa ter um CNPJ. Não sabe o que é isso? MEI é a sigla para Microempreendedor Individual e ela existe justamente para que a sua empresa esteja de acordo não só com a lei, como com todos os direitos trabalhistas. O cadastro do MEI pode ser feito online no Portal do Empreendedor.

O CNPJ será essencial para emitir nota fiscal e para contratar fornecedores.

Para que o seu estabelecimento funcione corretamente, é preciso solicitar uma licença de funcionamento na Vigilância Sanitária da sua região. Essa licença garante que a sua doceria segue todos os parâmetros e está de acordo com todas as leis. 

  1. Decoração e estrutura

Não é uma regra, no entanto, pode ser muito bom para o seu negócio investir em decoração e em uma boa estrutura. Isso não só passa credibilidade aos seus clientes, como também é um excelente cartão de visitas.

Um lugar aconchegante chama bastante atenção e, para isso, é bom que você tenha uma decoração bonita e uma estrutura legal com alguns itens imprescindíveis, como:

  1. Salão com mesas para que os clientes fiquem a vontade ao consumir;
  2. Balcão e vitrine atrativa com os produtos;
  3. Estoque bem organizado;
  4. Cozinha limpa e organizada;
  5. Banheiros para uso dos clientes e também privativo para os funcionários;
  6. Escritório para a parte administrativa da empresa.
  1. Bons fornecedores

Tendo bons fornecedores é possível comprar produtos de qualidade por preços baixos. Essa prática terá um grande impacto no valor final do seu produto.

Para isso, é bom que você destine um tempo para pesquisar sobre a qualidade e credibilidade do seu fornecedor e também sobre as formas de pagamento e entrega.

  1. Equipe de qualidade reflete em um serviço de qualidade

Para que o seu serviço seja de qualidade é muito importante que os profissionais contratados sejam qualificados, desde os confeiteiros, até mesmo os atendentes e as pessoas destinadas aos serviços gerais.

Além da qualificação, é necessário que a equipe seja cordial com os clientes, principalmente os que estão lidando diretamente com eles, como operadores de caixa, vendedores e atendentes.

Outra dica fundamental está na profissionalização, não só na parte de confeitaria, como também em outras áreas que serão muito importantes para o sucesso e bom funcionamento do seu negócio. O marketing e a administração são duas áreas básicas de conhecimento para quem deseja abrir uma empresa. Nem precisa ser uma graduação, alguns cursos online poderão te dar uma boa base.

cupcakes

Quais os equipamentos essenciais para montar uma doceria?

Quanto maior o seu capital, maior será o seu poder de compra e investimento. Mas, se você está começando e não tem tanto capital para investir, veja alguns equipamentos essenciais para começar a sua doceria:

  • Freezer e geladeira;
  • Forno industrial;
  • Liquidificadores, batedeira planetárias, processadores e mixers;
  • Balcão e mesa de aço inoxidável;
  • Utensílios de cozinha como potes e bows, espátulas, facas, bicos de confeitar;
  • Formas de diferentes tamanhos e formatos;
  • Prateleiras.

Cardápio: o que vender em meu estabelecimento?

A escolha do cardápio é algo muito pessoal e depende de alguns aspectos como o público-alvo e a localização da confeitaria. Se o seu público alvo tiver um poder aquisitivo mais elevado, vale a pena oferecer alguns produtos gourmet, no entanto, se for um cliente com poder aquisitivo menor é legal investir no simples, desde que bem feitos.

Já ouviu falar em comer com os olhos? Tão importante quanto o sabor é garantir que os doces tenham uma ótima apresentação para chamar a atenção das pessoas no balcão da vitrine. Então, invista em conhecimento, qualidade e na apresentação.

Veja algumas opções de produtos que podem ser oferecidos na sua doceria:

  • Bolos e tortas;
  • Cupcakes;
  • Sobremesas diversas;
  • Doces finos como trufas recheadas e camafeus,
  • Doces de festa como brigadeiros e casadinhos;
  • Brownies;
  • Cookies.

Além dos doces, você também pode investir em opções salgadas e bebidas como:

  • Salgados de forno;
  • Salgados fritos diversos;
  • Folhados;
  • Empadinhas e empadões recheado;
  • Sanduíches;
  • Quiches;
  • Milkshakes;
  • Cappuccinos;
  • Sucos variados.

Com todas essas ideias e sugestões vai ficar muito mais fácil tirar a sua ideia do papel e transformar o sonho em realidade.

bandeja de brigadeiros

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso post sobre como precificar seus produtos sem errar.

Acompanhe a Castellmaq no instagram e não perca nenhum post do nosso blog, toda semana trazemos novidades!

Deixe um comentário