Você, como um bom empreendedor, certamente já se perguntou: como fazer parcerias de sucesso para expansão da minha empresa? Será que é uma boa aposta? 

Criar parcerias com outros empreendimentos pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio, seja para o crescimento ou até mesmo para garantir a fidelidade de clientes e não deixá-los insatisfeitos

Mas para que as coisas aconteçam com êxito e de maneira adequada, você deve primeiro compreender que todo resultado é mútuo e que as parcerias devem ser saudáveis. O sucesso de uma comercialização, na maioria das vezes, exige união com outras empresas e/ou pessoas para se destacar no mercado. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil.

Por isso, listamos 5 dicas fundamentais para você entender melhor sobre o assunto, a partir de agora!

1. Faça a identificação de competências

O primeiro passo para identificar uma parceria é analisar quais são as competências que faltam na sua empresa e o que o outro tem a agregar. Vale ressaltar que seu parceiro poderá não ter o mesmo âmbito que o seu.

Exemplificando: você pode ser dono de uma rede de alimentos congelados e seu parceiro ter uma empresa de equipamentos para alimentação. Percebemos que são ramos diferentes, porém o público-alvo é similar.

2. Associe-se a empresas com os mesmos valores

Associar-se a empresas que tenham o mesmo ideal é fundamental na hora de pensar em alianças mais fortes. Procure gestores e diligentes que estejam de acordo com valores e princípios éticos com os quais você já trabalha.

Isto poderá repercutir de uma forma mais positiva no futuro das suas negociações. E assim, é mais provável que a parceria dê certo, seja duradoura e lucrativa.

3. Avalie metas e resultados da empresa parceira

Estipule preços, metas, e resultados com seu parceiro desde o princípio, pois em todo trabalho em equipe estamos vulneráveis a erros alheios.

Enfatizem todos os aspectos da parceria: legais, financeiros e até pessoais. Se possível, criem um documento formalizando todas as determinações estabelecidas entre cada um.

4. Faça uma comunicação contínua

Uma comunicação contínua é primordial para estabelecer um elo de confiança em cada associado. Assim, quando os desafios aparecerem, será mais fácil trabalhar em conjunto para solucioná-los.

Transparência é a palavra-chave! É necessário compartilhar todos os dados e informações com seu parceiro. Isso é importante para que todos sejam devidamente respeitados. Afinal, uma parceria não é uma competição, não é mesmo?

5. Realize networking

Executar networking contínuo com profissionais do seu ramo de atuação é uma boa aposta para se agregar ao mercado. Frequente eventos e conheça mais pessoas da área. Também, ofereça conteúdo do seu segmento e demonstre interesse.

Porém, é essencial que você se lembre: apostar na qualidade do networking é mais válido que na quantidade.

O que está esperando para buscar parceiros e expandir o seu negócio? Apenas lembre-se: parcerias só serão benéficas se trabalharmos em prol de suprir demandas e expectativas de ambos associados.

E então, o que achou deste conteúdo sobre como fazer parcerias? Nossas orientações foram úteis para você? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também terem uma carreira de sucesso.

 

Powered by Rock Convert