Como fazer pão francês em sua padaria: receita simples e saborosa!

Você sabe como fazer pão francês? O Brasil é um grande consumidor desse alimento, que varia de nome conforme a região, sendo chamado de cacetinho ou pão de sal. O pão é um dos alimentos mais básicos e famosos, degustado mundialmente não importa a sua forma ou nome.

Para quem tem padaria, é essencial saber produzi-lo com agilidade e qualidade. A Castellmaq, hoje, vai ensinar uma receita super simples e prática para fazer em sua padaria. Vamos lá!

Fazendo pão francês: maquinário essencial para sua padaria!

Possuir uma padaria nem sempre é simples e fácil de manter, é preciso muita dedicação dos funcionários e uma boa clientela, visto que são estabelecimentos bem comuns nas cidades.

Mas como manter essa clientela? A maneira principal de conquistar seus fregueses é oferecendo produtos saborosos, de qualidade e bem feitos. Afinal, ninguém gosta de alimentos duros e com gosto ruim, não é?

Para que você possa proporcionar sempre as melhores mercadorias, é preciso ter um maquinário excelente para que a produção seja tranquila e para que não ocorra erros que ocasionarão em problemas.

O que é essencial então? O mínimo que você deve ter para fazer um pão francês crocante em sua padaria é uma batedeira planetária e um forno industrial. Possuindo esses itens, o tempo de produção será muito otimizado, gerando maior lucro e menor mão de obra.

Entenda como eles podem te ajudar:

  • Misturar e sovar a massa com rapidez – batedeiras planetárias!

Colocar os ingredientes e misturá-los não é a parte mais difícil na produção de pães franceses, a primeira colocação para o nível de dificuldade é totalmente da sova da massa, processo demorado.

Sovar é uma mão de obra pesada e leva tempo, e você está tentando economizar tempo, não é? Com as batedeiras planetárias a massa fica bem esponjosa e macia, o que depois se transforma em pães com miolo bem fofo e agradável de se degustar.

A utilização da batedeira vai depender muito da demanda diária que a sua padaria vende. Se for bem movimentada e há muita compra de pão francês, você pode optar por adquirir uma masseira.

As masseiras são mais potentes e aguentam uma enorme quantidade de massa, alguns modelos suportam até 60kg de massa! Então, caso deseje diminuir ainda menos o tempo de produção e fazer mais produtos, a melhor opção é adquirir uma masseira.

  • Forno industrial – assando rapidamente

O que torna os pães de padaria mais crocantes e com aspecto diferente daqueles que são feitos em casa é o forno industrial

Fornos industriais atingem temperaturas altas com grande rapidez, distribuindo por todo o seu compartimento interno e assando os pães com muito mais desenvoltura que um forno elétrico caseiro faria.

E outra vantagem é o seu espaço, permitindo que uma grande quantidade seja assada por vez, mais uma vez otimizando o tempo e aumentando a produtividade, o que é extremamente importante visto que os pães são comprados em quantias altas.

fazendo pao frances

Como fazer pão francês em sua padaria: receita super simples e prática!

Para que sua padaria seja um sucesso, o pão francês que você comercializará deve ser saboroso, crocante e assado com rapidez, visto que a todo momento os clientes podem pedir uma boa quantidade. Se você não conseguir suprir, pode perder a venda!

É por isso que a Castellmaq vai te ensinar uma receita muito simples para pão francês. Sua padaria será um sucesso! Confira:

Ingredientes

A quantidade dos itens dependerá exclusivamente da demanda exigida pelos clientes de seu estabelecimento. A receita a seguir tem o rendimento de vinte porções a quarenta porções, para produzir mais lembre-se de dobrar a quantia dos ingredientes.

Você irá precisar de:

  • 1 kg de farinha de trigo;
  • 20g de fermento seco para pão (caso prefira o fresco, utilize 60 g);
  • 30 g de sal;
  • 40 g de açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • 1 ½ xícara de água;

Caso queira, pode adicionar 40 g de melhorador, mas isso é uma escolha exclusiva de sua preferência!

Modo de preparo da massa

  1. Primeiramente, no recipiente de sua batedeira planetária, misture todos os ingredientes secos para que fique tudo homogeneizado e não corra o risco de o fermento não ter espalhado bem;
  2. Após se certificar de que tudo está bem misturado, abra um buraco grande no meio desses ingredientes secos;
  3. Agora é o momento dos líquidos, então adicione a margarina e a água, ambos preferencialmente na temperatura ambiente para que o fermento comece a agir, e misture até criar uma consistência mais maleável; 
  4. Caso fique muito mole, adicione mais farinha, mas se a água for totalmente absorvida e ainda for difícil juntar tudo, adicione mais alguns mL.

Agora a sua massa está pronta para começar a sovar!

Modelando a massa para assar

Em sua batedeira planetária profissional, adicione o gancho e deixe que ela sove a massa até que se desgrude das laterais, isso leva aproximadamente de 10 a 15 minutos. Assim que estiver nesse ponto, molde a massa em uma bola e cubra o recipiente para que ela descanse.

É importante ter paciência, esse descanso serve para que ela dobre de tamanho e possa render a quantia esperada de pães.

Após 1 hora, mais ou menos, comece a modelar, abrindo-a e apertando com os dedos. Se você sentir que está grudando na bancada, coloque uma pitada de farinha e continue moldando normalmente.

Com um cilindro, após ter moldado por alguns minutos para que ela se solte, abra a massa e comece a enrolar de cima até a base para atingir aquele formato comum dos pães. Você pode modelar com os pedaços cortados ou do pedaço único e depois dividi-lo.

Deixe descansar novamente e unte sua assadeira com óleo e farinha, ligando o forno em temperatura média para que ele comece a aquecer.

Após 15 minutos, posicione os pães na assadeira com a emenda para baixo deixando uma boa distância entre eles para que cresçam com espaço conforme assam. Com uma faca bem afiada, de preferência de padeiro, faça cortes precisos e borrife um pouco de água.

Leve-os ao forno e diminua um pouco a temperatura para que não haja risco de queimá-los. Espere que fiquem com a crosta dourada e retire-os. Pronto, uma leva de pão francês quentinho e crocantes para a sua padaria!

pao frances

Viu como essa receita é simples? Basta tempo e paciência. Você pode optar por deixar o ambiente mais quente com aquecedores, visto que a fermentação do pão é mais rápida quando feitos em um local de temperatura mais alta. 

Além disso, pode preparar seu próprio fermento natural para que seus pães tenham um gostinho único que a concorrência não conseguirá copiar!

E não se esqueça de começar cedo para que seus clientes desfrutem de pães fresquinhos assim que seu estabelecimento abrir!

Para mais textos sobre estabelecimentos alimentícios e muito mais, não deixe de conferir as publicações semanais do blog Castellmaq. Temos conteúdos super atualizados e completos para você! Até a próxima!

Deixe um comentário