Como fazer hambúrguer caseiro: receita prática para sua hamburgueria!

Na hora de montar uma hamburgueria é preciso, primeiro, pensar no essencial: a receita dos hambúrgueres. São eles os protagonistas de todos os lanches e, por isso, devem ser suculentos, saborosos e feitos da maneira certa para satisfazer os clientes. 

Saber como fazer hambúrguer caseiro é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso. Depois disso, o empreendedor pode buscar planejar o negócio, criar sua marca, providenciar os melhores equipamentos para a cozinha e botar a mão na massa! 

Então, se tem em mente a ideia de iniciar uma hamburgueria, saiba aqui a receita de hambúrguer artesanal que tem o potencial de fazer seu negócio decolar! Continue a leitura e descubra as dicas que a Castellmaq tem para te dar: 

Como fazer hamburguer caseiro com carne de boi

O hambúrguer artesanal feito com carne de boi é o mais convencional. Essa carne é encontrada em diferentes cortes, patinho, acém bovino, coxão mole, picanha, todas essas carnes são muito comuns no preparo do hambúrguer caseiro. 

É uma carne popular, apreciada pela maioria das pessoas que comem carne animal, e, por isso, o hambúrguer bovino é uma ótima pedida para iniciar no ramo com uma opção bastante democrática. 

Segredos para fazer um hambúrguer bovino de sucesso 

O que separa os amadores dos profissionais é o conhecimento aprofundado que essas pessoas têm sobre o preparo correto desse alimento. É, inclusive, muito comum ver hamburguerias e outros restaurantes por aí anunciando seu hambúrguer feito com a “receita secreta”. 

Se quer saber como fazer os hambúrgueres da maneira certa, é preciso conhecer duas fórmulas: 

  • Segredo nº 1: É imprescindível medir exatamente a proporção de carne e de gordura no preparo do hambúrguer perfeito. A quantidade ideal é de 80% de carne para 20% de gordura. 
  • Segredo nº 2: Não tempere a carne com sal e pimenta do reino apenas no momento em que for fazer a mistura e a montagem do hambúrguer, no lugar, adicione esses dois temperos também na hora de fritar. 

Além disso, muito se questiona sobre a melhor carne para fazer um hambúrguer caseiro. Não existe um consenso sobre qual realmente é a melhor e ideal para o preparo: o gosto é algo muito pessoal e, por isso, as pessoas preferem carnes diferentes. 

O corte da carne bovina não importa tanto, o primordial é respeitar a proporção entre carne e gordura apresentada acima. Sendo assim, você pode preparar o seu hambúrguer caseiro com carnes magras como o acém ou o coxão mole e adicionar o bacon não defumado ou barriga de porco como a camada de gordura. 

Existe, ainda, o preparo com carnes que já possuem gordura, como a fraldinha, a costela e a picanha. Nesses casos, é imprescindível separar a carne e a gordura e pesá-los separadamente com uma balança específica para esse fim. Lembre-se sempre da proporção ideal citada acima! 

Outra dica importantíssima para as hamburguerias que querem garantir a suculência e o sabor da carne, não importa qual o corte escolhido, é fazer o processo de moer a carne em sua própria cozinha, ao invés de comprá-las moídas nos açougues fornecedores. Para isso, garanta um moedor e picador de carne profissional. 

montando hambúrguer

Com isso em mente, podemos seguir para a receita do hambúrguer artesanal perfeito: 

Ingredientes

Com essas quantidades é possível fazer uma receita simples, que rende 5 hambúrgueres:

  • 800 gramas de carne bovina (acém, coxão mole, fraldinha, costela ou picanha); 
  • 200 gramas de gordura (da própria carne, barriga de porco ou bacon não defumado);
  • 1 cebola grande;
  • 2 dentes de alho;
  • Sal e pimenta. 

Modo de preparo 

  1. Em um recipiente, você juntará a carne e gordura já pesadas e na proporção certa com o sal, pimenta e a cebola e os dentes de alho picados. Com as mãos, amasse a mistura de forma vigorosa. Mexa bem até obter uma massa bastante compacta.
  2. Deixe a mistura descansar para a carne absorver bem os temperos. O tempo ideal é de 20 minutos de descanso. 
  3. Feito isso, separe a carne em porções semelhantes pesando-as em uma balança. Modele os hambúrgueres com o auxílio de aros culinários. 
  4. Coloque as porções para fritar na chapa e quando observar o sangue saindo por cima, vire-os e deixe fritar do outro lado. Não se esqueça de temperá-lo com um pouco de sal e pimenta aqui também.

IMPORTANTE: no momento da fritura é importante preparar a chapa de lanche e deixá-la bem quente antes de receber os hambúrgueres. 

Receita de hambúrguer artesanal de frango 

Os hambúrgueres de frango são uma ótima opção para hamburguerias. Essa é uma carne bastante democrática e capaz de agradar a maioria dos consumidores. O hambúrguer de frango é uma opção alternativa para o cardápio. Confira a receita:

Ingredientes

  • 600 gramas de peito de frango desossado e sem pele;
  • 2 colheres de sopa de farinha de rosca;
  • 1 cebola ralada;
  • 1 colher de sopa de mostarda;
  • clara de 1 ovo; 
  • sal a gosto. 

Modo de preparo

  1. No moedor de carnes, processe o peito de frango desossado e sem pele para obter uma mistura lisa. 
  2. Em uma tigela, junte o frango moído, a farinha de rosca, a cebola ralada, a mostarda, a clara de ovo e o sal. Misture vigorosamente com as mãos até obter uma massa lisa e compacta. 
  3. Na balança, divida a massa em quatro porções iguais e molde-as em formato de hambúrguer com o auxílio de um aro. 
  4. Aqueça a chapa e frite os hambúrgueres por cerca de 3 minutos de cada lado, até que estejam dourados. 

Dica final: atenda todos os públicos! 

A última dica que a Castellmaq tem para esse post é que no momento de planejar o cardápio de sua hamburgueria, pense em todos os públicos que podem consumir do seu serviço e esteja preparado para eles. 

Embora o hambúrguer seja originalmente um prato feito com carne, diferentes estilos de consumo têm crescido nas atualidades, conheça como se comporta o público vegano e vegetariano e aprenda a preparar alimentações específicas para esse público.

Existem receitas de hambúrguer feito com grão de bico, cenoura, berinjela, proteína de soja, shimeji e até feijão. Procure a receita que mais combina com seu estilo de cozinha, adicione o seu toque especial e venda-os em sua hamburgueria para atingir uma maior rentabilidade e conquistar cada vez mais clientes!

hambúrguer

Com esse post, esperamos ter te ajudado a entender como fazer hambúrguer caseiro. Se ainda tiver dúvidas, fique a vontade para deixar um comentário ao fim desse post! Vamos adorar te ajudar a produzir hambúrgueres divinos!

Para mais dicas e informações sobre o universo da cozinha profissional e quais os melhores equipamentos de alimentação, continue em nosso blog: toda semanalmente publicamos um post novo que pode te ajudar!

Deixe um comentário