A escolha do buffet para restaurante é um dos fatores que mais influencia na experiência dos consumidores. Afinal, o design, disposição e conservação desses equipamentos já dizem muito sobre o que seu cliente pode esperar. Por isso, é muito importante saber quais são os pontos que precisam ser observados no momento da compra para garantir que tudo saia conforme o esperado.

Portanto, vamos falar sobre a importância da escolha do buffet, como ele influencia na experiência dos clientes e ainda o que precisa ser verificado na hora de decidir. Confira.

Por que a escolha certa do buffet para restaurante é tão importante?

Os equipamentos de conservação e exposição de alimentos são criados de acordo com cada finalidade específica. Sendo assim, os equipamentos para supermercado, por exemplo, serão diferentes daqueles para restaurantes. Principalmente porque no primeiro caso, os produtos estão embalados, de forma a permitir um manuseio mais seguro.

Por outro lado, nos restaurantes self-service a dinâmica é bastante diferente. Os alimentos ficam muito mais expostos e a manutenção da temperatura afeta diretamente na qualidade oferecida e percebida pelos consumidores. Vamos entender a seguir quais são os fatores mais impactados pela escolha do buffet.

Garantia de segurança alimentar

Preparos servidos no modelo self-service são altamente perecíveis e estão o tempo todo susceptíveis à contaminação. Dessa forma, o uso do equipamento correto vai minimizar esses riscos e garantir que os alimentos se mantenham seguros, do ponto de vista sanitário, por mais tempo.

Preservação da qualidade percebida pelos clientes

Além das questões de segurança alimentar, a qualidade que os clientes percebem dos preparos está muito relacionada com a sua aparência e temperatura. Alimentos como arroz, feijão, carnes e guarnições precisam ser servidos quentes, mesmo que a pessoa tenha chegado já no final do horário do serviço. Assim como as saladas precisam ser mantidas em temperaturas mais baixas, para que continuem frescas e bonitas.

Organização do layout do restaurante

A organização do layout do restaurante é um grande desafio em vários casos. É preciso avaliar diversas questões, tais como:

  • espaço disponível;

  • distância da cozinha industrial;

  • circulação dos clientes enquanto se servem;

  • circulação dos funcionários para a reposição de alimentos.

Como o buffet influencia na experiência dos clientes?

Para muitas pessoas o buffet é apenas mais um aparato presente no restaurante. Contudo ele exerce forte influência na experiência percebida pelos clientes e, quando não está adequado, ela pode não ser tão agradável quanto o esperado. Vamos ver quais são os principais pontos que interferem nessa questão.

Melhor visibilidade dos alimentos

Um buffet para restaurante adequado deve levar em consideração a forma como os alimentos serão expostos. Existe um ditado que diz “beleza não põe a mesa, mas abre o apetite”. Isso significa que se os preparos estiverem bem apresentados, eles despertarão a vontade do cliente, que colocará um pouco mais de cada opção em seu prato.

Organização do fluxo de pessoas

O buffet pode ser de tamanhos e modelos variados e a escolha entre eles é fundamental para organizar o fluxo de pessoas da melhor forma. Um equipamento maior que o necessário pode deixar pouco espaço para os clientes circularem com seus pratos, além de dificultar a reposição por parte dos funcionários. Tudo isso causa uma impressão de sufocamento e desorganização para os consumidores.

Aparência mais atrativa

Um ambiente organizado confere uma aparência bem mais agradável ao estabelecimento. Isso torna a experiência do cliente melhor, fazendo com que ele volte com frequência e indique o lugar aos amigos.

O que deve ser analisado na escolha do buffet ideal?

Para fazer uma boa escolha de buffet para restaurante, é importante se atentar a alguns fatores. Vamos abordar os principais nos tópicos adiante.

Potência e consumo de energia

Os aspectos técnicos são, com certeza, bastante relevantes na escolha de um equipamento dessa importância. Até porque ele será responsável por questões de segurança alimentar e qualidade percebida pelos clientes.

Por isso, os aspectos como a potência e o consumo de energia devem ser avaliados com cuidado. É essencial que ele consiga atingir as temperaturas necessárias da forma mais econômica possível. Assim, consegue-se uma boa relação entre o custo de aquisição e os benefícios alcançados.

Temperatura

Os buffets podem ser utilizados para duas finalidades distintas. A primeira é para manter os preparos quentes. Em geral, tratam-se de cubas de banho-maria com resistências que mantêm a água aquecida constantemente a uma temperatura específica, de forma a garantir que os alimentos permaneçam quentes, mas não se queimem.

A outra forma de conservação é a refrigerada, utilizada para saladas e sobremesas. Nessa opção, o resfriamento é direto, tal como ocorre em balcões expositores. Existem equipamentos exclusivos para cada uma das finalidades e, ainda, alguns modelos mistos, nos quais podem ser servidas as duas opções.

Tamanho

A escolha do tamanho do buffet vai variar de acordo com o espaço disponível para alocá-lo, bem como o volume de atendimento nos horários de pico do restaurante. Há opções de variados tamanhos no mercado, cada uma é apropriada para determinadas necessidades.

Alguns locais, apesar de maiores, podem ficar com um layout mais interessante se forem utilizados mais buffets menores de forma distribuída, do que apenas um grande. Tudo vai depender das características de cada estabelecimento.

Acabamento

Por fim, também é importante se preocupar com as questões estéticas. Nesse sentido, o tipo de material utilizado pode influenciar não apenas na aparência, como também na facilidade de limpeza e higienização. Os modelos de aço inox são mais duráveis e práticos além de serem bonitos e modernos. Outras opções com detalhes em MDF também são bastante atrativas e diferenciadas.

Como vimos, a escolha do buffet para restaurante envolve uma série de questões muito importantes, desde a segurança alimentar e fatores sanitários até a organização do fluxo de pessoas e apresentação dos alimentos aos consumidores. O ponto fundamental para optar pelo equipamento ideal é conhecer bem a capacidade e necessidade do local, além das preferências e características do público que ele atende.

Se você está buscando um desses, veja as opções de buffet que estão disponíveis em nossa loja virtual e compre sem sair de casa.

 

Powered by Rock Convert