Como é possível otimizar a refrigeração de bebidas em supermercados?

Tempo de leitura: 4 minutos

A refrigeração de bebidas é muito importante em supermercados para oferecer um serviço de qualidade que atraia mais consumidores. Mas é preciso saber como fazer essa refrigeração de forma eficiente para não ter gastos desnecessários ou mesmo prejuízos com esse serviço.

Neste post, nós mostraremos a importância da refrigeração e daremos algumas dicas valiosas de como otimizá-la para que você confira se está fazendo isso da maneira mais eficiente. Não perca!

A importância da refrigeração de bebidas

A refrigeração é fundamental em supermercados, principalmente em relação aos alimentos que são perecíveis e necessitam de temperaturas mais baixas para que não estraguem e mantenham sua validade.

O estabelecimento deve sempre oferecer produtos próprios para o consumo e armazenados adequadamente, para que não cause problemas de saúde aos seus consumidores e não fique sujeito a multas em inspeções da vigilância sanitária.

Porém, a refrigeração de bebidas muitas vezes passa despercebida. Como a maioria desses produtos não precisa de temperaturas baixas para conservação, alguns donos de mercados não se atentam à importância dessa prática. A refrigeração, nesse caso, não serve para manter o produto próprio para consumo, mas sim para oferecer uma vantagem ao comprá-lo: quando o consumidor chegar em casa com as suas compras, já terá a bebida gelada.

Isso é fundamental para oferecer um serviço diferenciado e facilidades para o comprador, tendo em vista que, muitas vezes, ele quer consumir a bebida logo que chegar em casa ou não terá tempo de resfriá-la.

Muitos compram os produtos para festas também, e a temperatura baixa ajuda muito, pois uma grande quantidade de bebidas quentes demora mais tempo para gelar, o que pode diminuir o interesse do consumidor em adquirir o produto no seu estabelecimento.

Mas não se esqueça: não cobre a mais pelas bebidas geladas. Em algumas cidades e estados isso é contra a lei, e, mesmo que não seja, pode afastar os consumidores que querem comprar esse produto.

Para oferecer esse serviço, é imprescindível ter um bom sistema de refrigeração em seu mercado e saber como utilizá-lo corretamente. Isso evita gastos desnecessários com uma conta de energia muito alta.

Como otimizar a refrigeração

A seguir, traremos algumas dicas de como otimizar a refrigeração. Verifique se todos esses pontos estão presentes em seu supermercado para que o resfriamento seja mais eficiente.

Sempre ajuste o termostato para cada tipo de bebida

O termostato é o componente que ajusta a temperatura dos refrigeradores de bebidas. Ele é a peça fundamental para que todo o sistema funcione corretamente. Por isso, sempre verifique se a temperatura está adequada para a bebida armazenada.

Os refrigerantes devem ficar armazenados a uma temperatura próxima de 3°C, isso evita que ele congele ou que se alterem as propriedades do gás. As garrafas de água não têm uma temperatura especificada, dependerá do gosto do consumidor e podem ser armazenadas junto com os refrigerantes.

Já as cervejas precisam de uma temperatura diferente para cada tipo: as sem álcool devem ser armazenadas a temperaturas de até 4°C, as pilsen e as de trigo precisam de 5 a 7°C e para as escuras o ideal é de 8 a 12°C.

Essas são as temperaturas ideias para consumo, portanto os consumidores poderão pegar as bebidas e servi-las diretamente ao chegar do mercado. O ideal é que elas não congelem para não perderem as suas propriedades.

Além disso, quanto mais baixa a temperatura, maior será o consumo de energia. Isso pode ser evitado ajustando o termostato de acordo com cada produto.

Repare na instalação elétrica

A instalação elétrica também é fundamental. Os equipamentos de refrigeração devem ser adquiridos de acordo com a tensão e a frequência da rede elétrica do supermercado. Isso evita consumo exagerado e traz mais segurança, tendo em vista que os equipamentos podem sofrer avarias se essa questão não estiver ajustada.

Toda a instalação elétrica também deve ser revisada por um profissional especializado. Isso é fundamental, pois existem requisitos técnicos e de segurança que influenciam nessa área. Se algo estiver em desacordo com as normas, podem haver sanções.

Como são equipamentos que estarão ligados todo o tempo, é fundamental prevenir riscos a todos os componentes, a fim de garantir a segurança dos consumidores e dos funcionários.

Faça uma revisão nas portas dos refrigeradores

As portas dos refrigeradores também são fundamentais para otimizar o seu funcionamento. São elas que separam as bebidas armazenadas do ambiente externo, que tem uma temperatura mais alta.

A refrigeração necessita de uma vedação ao calor para ser mais eficiente, por isso as portas têm borrachas, chamadas de gaxeta, para minimizar a troca de temperatura com a parte externa do equipamento.

Quando as portas estão desalinhadas, essa vedação deixa ser eficiente, visto que o ar quente entrará no compartimento refrigerado, que terá que trabalhar mais para conseguir manter a temperatura baixa.

Isso acontece também quando as borrachas estão ressecadas ou fora de lugar, mesmo que as portas estejam na posição correta.

Portanto, faça uma revisão de rotina em todas as portas e seus componentes, para garantir que o ar externo não esteja entrando nos refrigeradores. Isso otimizará a refrigeração e reduzirá o consumo de energia.

Escolha o melhor lugar para colocar os refrigeradores

Essa é uma dica que deve ser observada antes mesmo da instalação dos equipamentos para refrigeração, já no momento de montar o supermercado: é fundamental escolher o lugar em que eles ficarão.

O primeiro ponto é que eles não podem ficar expostos ao sol, portanto evite que fiquem próximos da porta do estabelecimento ou de janelas que deixam a luz solar entrar.

Além disso, é importante que o local tenha boa ventilação para que o ar quente que sai dos compressores não abafe o ambiente.

Isso tudo evita que os refrigeradores fiquem quentes e tenham que consumir mais energia para resfriar as bebidas, otimizando o processo.

Faça uma limpeza regularmente

O sistema de refrigeração do supermercado deve ter uma limpeza regular. É importante limpar os ventiladores, tubos de ar, condensadores e compressores.

A sujeira que fica nesses equipamentos aumenta o consumo de energia e faz com que o refrigerador seja menos eficiente, com pouca potência para resfriar as bebidas.

Ainda, caso não seja feita uma limpeza regular, a vida útil dos equipamentos pode diminuir, pois terão que fazer um esforço maior desgastando-se mais com o tempo. Se você não sabe como limpar essas partes, busque um profissional especializado para garantir que o sistema fique sempre limpo.

Seguindo essas dicas, você conseguirá otimizar a refrigeração de bebidas em seu supermercado, atraindo mais clientes e oferecendo um bom serviço. Ainda assim, é fundamental adquirir refrigeradores de qualidade e com grande durabilidade. O investimento compensa!

Agora que você já conhece mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Saiba que você pode contar com a Castellmaq para ajudá-lo na escolha desses equipamentos!

Deixe um comentário