A black friday é na última sexta-feira de novembro, sendo um dia onde os lojistas vendem os produtos a preços incríveis, é um show de promoções. A questão é, esse evento não é limitado apenas aos lojistas, é para todo empreendedor. Por isso, nós vamos te ensinar como aplicar uma black friday em restaurante e aproveitar o melhor dessa data, aprenda com as dicas a seguir.

1. Aposte nas ofertas limitadas

O público está em busca de descontos, isso é fato, sendo assim, defina ofertas memoráveis para o restaurante válidas apenas para a sexta-feira do black. Com ofertas e promoções limitadas, os clientes compram porque sentem que é a única oportunidade de comer bem pagando pouco, é uma forma de aproveitar o instinto de escassez que todo ser humano tem.

As ofertas podem ser:

  • Cupons de descontos em aplicativos (R$10, R$20, R$30);
  • Casal paga o preço de um (dois por um);
  • Combo de comida + bebida;
  • Sobremesas por R$1,00 (valor hipotético);
  • 70% OFF em todos os pratos.

 

Isso também pode interessar você: 6 ideias de combos de lanches para alavancar as vendas.

 

2. Dê brindes para quem comprar

Além dos descontos, outra forma de atrair a atenção do público é distribuir brindes no restaurante, afinal de contas, quem não ama ganhar presentes? É uma forma de atrair o público ao restaurante e ter uma experiência completa no estabelecimento.

No entanto, aproveite para demonstrar cuidado e carinho para quem comprar por delivery ou aplicativos. Os presentes não precisam ser grandiosos ou caros, o importante é deixar o cliente feliz por ser lembrado.

Inspirações de brindes:

  • Aperitivos;
  • Miniaturas das refeições completas (minipizza, miniesfiha, minicalzone, etc.);
  • Sobremesas pequenas (brigadeiro, beijinho, doce de leite ninho, etc.);
  • Cupom para a próxima compra;
  • Biscoito da sorte.

3. Invista em delivery

O delivery é uma grande oportunidade de venda, por isso cadastre o restaurante em aplicativos de entrega de comida como ifood, Rappi, Uber Eats, 99 Foods, aiqfome, etc. Aliás, nós já ensinamos como cadastrar no ifood para vender, leia depois.

O segredo é eleger os mais populares na cidade e cadastrar o cardápio neles. Pois, assim, é mais fácil de administrar a entrada de pedidos, envio e recebimento do dinheiro posteriormente.

Aliás, opte por deixar uma pessoa responsável por gerenciar os pedidos pela internet, afinal, é preciso ser ágil para ler os detalhes no celular, passar para a cozinha, embalar e disponibilizar para o entregador o pedido correto. Nós separamos 2 estratégias para usar:

Mande bilhetes breves agradecendo a compra

Essa é uma forma de praticar o marketing humanizado, ou seja, demonstrar que existem pessoas por trás da marca que enviou o pedido. Não precisa ser frases emblemáticas ou comentários grandiosos, o que vale é mostrar que a empresa é grata pela compra.

Personalize a embalagem para seu produto

Nesse caso, o importante é ter uma embalagem que mantenha a comida aquecida, preserve o empratamento bonito e seja prático para transportar. Esse é o momento de investir em design!

Além dessas duas estratégias nós temos um conteúdo bem interessante com 5 passos de como montar um delivery comida, entenda melhor como pode ajudar seu negócio.

4. Divulgue em redes sociais

A divulgação é a chave para atrair o público ao estabelecimento, o público precisa saber da promoção para ter interesse em participar. Com isso em mente, estabeleça uma estratégia de divulgação com antecedência, geralmente, elas iniciam no começo da semana e se intensificam até chegar propriamente no dia. Sugestões de divulgação:

Posts com pratos suculentos

 

Utilize os posts para mostrar que vale comprar a comida do seu restaurante e, para isso, poste fotos com coloridos vibrantes e que a comida desperte o interesse do cliente. Para te ajudar nisso, prepare o prato assim que os alimentos estiverem prontos e fotografe-os de forma atraente.

 

Story com promoções

No story é hora de colocar uma pessoa para anunciar as promoções e como ele tem duração de 24 horas, seja criativo e planeje as falas chamando os internautas para a black friday, dessa forma as postagens não ficam repetitivas.

Além de divulgar antecipadamente as ofertas, faça vídeos durante o evento para mostrar ao público que está fazendo sucesso e instigar quem ainda está indeciso. Aliás, compartilhe as postagens dos clientes para mostrar os comentários reais de pessoas verdadeiras.

Agradeça a presença de todos no final da campanha e responda os comentários dos clientes nas redes sociais. É muito importante mostrar que a marca está engajada e que se importa com o público.

 

Se você não tiver uma pessoa responsável pelo marketing, utilize recursos de edição online e gratuitos. Alguns sites já disponibilizam artes de black friday prontas, basta personalizar para sua marca.

5. Prepare o estoque de matéria-prima

O restaurante precisa se preparar para a demanda, portanto veja no histórico de vendas o quanto de pedidos que têm em datas comemorativas, feriados e, se tiver os dados da black friday do ano anterior é melhor ainda para ter um parâmetro.

Depois de encontrar essas informações, faça uma média do quanto vendeu e analise se a data do evento que está chegando tem o mesmo potencial ou é maior. Em seguida, liste tudo que precisa para preparar os pratos e a quantidade que cada um precisa. Planeje o estoque e conservação da matéria prima para que todos os clientes tenham a chance de provar o sabor delicioso de seu restaurante.

6. Invista na equipe de funcionários e freelancers

Por fim, analise a equipe que faz parte do restaurante atualmente e veja se ela atende a demanda da data comemorativa. Não esqueça de nenhum processo, por exemplo, atendimento (presencial e online), serviço (garçom, cumim, barman), cozinha (cozinheiro, confeiteiro, etc.), entrega (motoboy).

Pense na possibilidade de contratar freelancers para que os processos sejam fluidos, afinal, uma ou duas pessoas a mais ajudam na redistribuição das tarefas e agilizam a execução. Se possível, dê um treinamento para garçons para, assim, ter uma equipe de serviço de alta performance.

Isso tudo é para que o cliente tenha uma experiência prazerosa e volte a comer mais vezes no restaurante. E, se for muito bom, divulgue para os amigos!

As 6 dicas vão te ajudar a programar uma black friday inesquecível, assim, você consegue divulgar a marca, expandir os negócios e lucrar bastante. Agora, convido você a aprender como precificar os alimentos, dessa forma você aprende o quanto de desconto pode oferecer.

Preparado para lucrar bastante? Então nos vemos no próximo post!

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