A black friday em restaurantes pode ser muito lucrativa! Diferentemente do varejo, essa data ainda é pouco trabalhada no setor gastronômico. Então, se você quer sair na frente dos correntes e aproveitar uma das principais promoções do ano, explore a data.
Além de aumentar o lucro, seu estabelecimento terá mais fluxo de clientes e, com as estratégias deste post, você vai fidelizar mais fregueses!
Em 2022, a black friday acontece no dia 25 de novembro, a última sexta-feira do mês. Esse é um dia em que os lojistas vendem os produtos a preços incríveis, é um show de promoções. A questão é, como falamos, esse evento não é limitado apenas aos lojistas, é para todo empreendedor.
Por isso, nós vamos te ensinar como aplicar uma black friday em restaurante e aproveitar o melhor dessa data, aprenda com as dicas a seguir! Elas envolvem ofertas limitadas, brindes, delivery, ações em redes sociais, combos específicos e muito mais. Então, se você quer se destacar, fique neste post!
1. Aposte nas ofertas limitadas
O público está em busca de descontos, isso é fato. Sendo assim, defina ofertas memoráveis para o restaurante válidas apenas para a sexta-feira do black. Com ofertas e promoções limitadas, os clientes compram porque sentem que é a única oportunidade de comer bem pagando pouco! Ou seja, é uma forma de aproveitar o instinto de escassez que todo ser humano tem.
As ofertas podem ser:
- Cupons de descontos em aplicativos (R$10, R$20, R$30);
- Casal paga o preço de um (dois por um);
- Combo de comida + bebida;
- Sobremesas por R$1,00 (valor hipotético);
- 70% OFF em todos os pratos.
Outra opção que pode melhorar as vendas é recorrer aos combos de lanches. Caso escolha essa estratégia – que vamos falar melhor daqui a pouco — lembre de colocar um número máximo de unidade, isso vai estimular o instinto de escassez.
2. Dê brindes para quem comprar
Além dos descontos, outra forma de atrair a atenção do público é distribuir brindes no restaurante, afinal de contas, quem não ama ganhar presentes? É uma forma de atrair o público ao restaurante e ter uma experiência completa no estabelecimento.
No entanto, aproveite para demonstrar cuidado e carinho para quem comprar por delivery ou aplicativos. Os presentes não precisam ser grandiosos ou caros, o importante é deixar o cliente feliz por ser lembrado.
Inspirações de brindes:
- Aperitivos;
- Miniaturas das refeições completas (minipizza, miniesfiha, minicalzone, etc.);
- Sobremesas pequenas (brigadeiro, beijinho, doce de leite ninho etc.);
- Cupom para a próxima compra;
- Biscoito da sorte.
3. Invista em delivery
O delivery é uma grande oportunidade de venda, por isso cadastre o restaurante em aplicativos de entrega de comida como ifood, Rappi, Uber Eats, 99 Foods, aiqfome etc. Aliás, nós já ensinamos como cadastrar no ifood para vender, leia depois.
O segredo é eleger os mais populares na cidade e cadastrar o cardápio neles. Pois, assim, é mais fácil de administrar a entrada de pedidos, envio e recebimento do dinheiro posteriormente.
Aliás, opte por deixar uma pessoa responsável por gerenciar os pedidos pela internet, afinal, é preciso ser ágil para ler os detalhes no celular, passar para a cozinha, embalar e disponibilizar para o entregador o pedido correto. Separamos 2 estratégias para usar:
Mande bilhetes breves agradecendo a compra
Essa é uma forma de praticar o marketing humanizado, ou seja, demonstrar que existem pessoas por trás da marca que enviou o pedido. Não precisa ser frases emblemáticas ou comentários grandiosos, o que vale é mostrar que a empresa é grata pela compra. Isso vai criar uma ligação com o cliente e sentirá uma atenção especial ao receber o pedido.
Personalize a embalagem para seu produto
Nesse caso, o importante é ter uma embalagem que mantenha a comida aquecida, preserve o empratamento bonito e seja prático para transportar. Esse é o momento de investir em design!
Além dessas duas estratégias nós temos um conteúdo bem interessante com 5 passos de como montar um delivery comida, entenda melhor como pode ajudar seu negócio!
4. Divulgue em redes sociais
A divulgação é a chave para atrair o público ao estabelecimento, o público precisa saber da promoção para ter interesse em participar. Com isso em mente, estabeleça uma estratégia de divulgação com antecedência, geralmente, elas iniciam no começo da semana e se intensificam até chegar propriamente no dia.
Entender como o Instagram, por exemplo, pode contribuir para o seu restaurante é fundamental. A partir disso, você vai descobrir como criar promoções da melhor forma possível!
Nós sabemos que lidar com as redes sociais é difícil. Afinal, além de ter de cuidar da administração do seu restaurante, ter que criar conteúdo para internet é um trabalho enorme. Além disso, talvez não seja o momento para investir em um profissional de social media. Dessa maneira, preparamos algumas dicas de postagens para você. Confira!
Posts com pratos suculentos
Utilize os posts para mostrar que vale comprar a comida do seu restaurante e, para isso, poste fotos com coloridos vibrantes e que a comida desperte o interesse do cliente. Para te ajudar nisso, prepare o prato assim que os alimentos estiverem prontos e fotografe-os de forma atraente.
Story com promoções
No story é hora de colocar uma pessoa para anunciar as promoções e, como ele tem duração de 24 horas, seja criativo e planeje as falas chamando os internautas para a black friday, dessa forma as postagens não ficam repetitivas!
Além de divulgar antecipadamente as ofertas, faça vídeos durante o evento para mostrar ao público que está fazendo sucesso e instigar quem ainda está indeciso. Aliás, compartilhe as postagens dos clientes para mostrar os comentários reais de pessoas verdadeiras.
Agradeça a presença de todos no final da campanha e responda os comentários dos clientes nas redes sociais. É muito importante mostrar que a marca está engajada e que se importa com o público.
Se você não tiver uma pessoa responsável pelo marketing, utilize recursos de edição online e gratuitos. Alguns sites já disponibilizam artes de black friday prontas, basta personalizar para sua marca.
5. Prepare o estoque de matéria-prima
O restaurante precisa se preparar para a demanda, portanto veja no histórico de vendas o quanto de pedidos que têm em datas comemorativas, feriados e, se tiver os dados da black friday do ano anterior é melhor ainda para ter um parâmetro. Afinal, já imaginou a frustração do cliente, que foi atraído por todas as suas estratégias de marketing, ao chegar e não ter o produto que ele deseja?
A black friday é uma das datas mais importantes do ano para fazer promoções. Por isso, dedique um tempo para entender todas as alterações no seu fluxo de clientes, demandas e afins.
Depois de encontrar essas informações, faça uma média do quanto vendeu e analise se a data do evento que está chegando tem o mesmo potencial ou é maior. Em seguida, liste tudo que precisa para preparar os pratos e a quantidade que cada um precisa. Planeje o estoque e conservação da matéria prima para que todos os clientes tenham a chance de provar o sabor delicioso de seu restaurante.
A não ser que sua ideia seja justamente ter um estoque limitado, como contamos no primeiro item, não deixe os produtos faltarem! Isso pode ser matador e fazer com que o cliente desapontado nunca mais volte ao seu estabelecimento!
6. Invista na equipe de funcionários e freelancers
Por fim, analise a equipe que faz parte do restaurante atualmente e veja se ela atende a demanda da data comemorativa. Não esqueça de nenhum processo, por exemplo, atendimento (presencial e online), serviço (garçom, cumim, barman), cozinha (cozinheiro, confeiteiro, etc.), entrega (motoboy).
Pense na possibilidade de contratar freelancers para que os processos sejam fluidos, afinal, uma ou duas pessoas a mais ajudam na redistribuição das tarefas e agilizam a execução. Se possível, dê um treinamento para garçons para, assim, ter uma equipe de serviço de alta performance.
7. Faça promoções secretas
Uma forma de engajar os clientes e fidelizá-los é com promoções secretas. Isso vai fazer com que eles passem mais tempo consumindo no seu estabelecimento ou deem mais engajamento para as redes sociais. Por exemplo, crie enigmas cuja solução é um de desconto. Por exemplo, faça uma decoração especial para o restaurante e esconda o cupom nela.
Além de fazer com que seus clientes se divirtam, o fluxo de pessoas interessadas na novidade vai aumentar. Caso a estratégia dê certo, você pode transformá-la em uma tradição do seu restaurante.
8. Venda itens por um valor simbólico
Você com certeza já viu em algum mercado ou loja “leve o dobro por mais 1 centavo”, não é mesmo? Isso vai encorajar o cliente a gastar mais. No caso do restaurante, a estratégia é um pouco diferente, devido à sua margem de lucro e custo operacional. Mas fique de olho na nossa dica!
- Na compra de um drink, leve outro igual por mais um real;
- Ao comprar a entrada e prato principal, a sobremesa sai por dois reais;
- A segunda porção por metade do preço;
- Se comprar o especial do chef, a sobremesa fica por cinco reais.
A nossa dica infalível aqui é que essa estratégia vai bem com as sobremesas. Uma boa opção, inclusive, é recorrer a pratos que são verdadeiros comfort food. Muita gente não as consome porque imagina que a conta vai subir muito. Caso elas estejam com um valor simbólico, os clientes irão pedi-las!
9. Tenha combos especiais para a data
Lembra quando falamos das ofertas limitadas? Então, você pode unir aquela estratégia com os combos específicos para a black friday. Por exemplo, se você tem uma pizzaria, ofereça pizza doce ou refrigerante grátis caso o cliente peça o maior tamanho disponível.
Outra opção é criar versões especiais e até pratos específicos para essa data. Por ser uma oferta exclusiva da última sexta-feira de novembro, os clientes pensarão que é a única oportunidade para aproveitar aquela oportunidade.
Por ter novos itens, caso queira investir, é possível desenvolver um cardápio especial para as datas sazonais!
10. Faça promoções para grupos exclusivos
Provavelmente você tem os dados dos seus clientes mais frequentes, não é mesmo? Seja aqueles que compram sempre pelo WhatsApp ou aqueles que batem ponto no seu estabelecimento. Que tal criar uma promoção exclusiva para eles?
Por exemplo, você pode dar descontos, itens exclusivos, brindes e por aí vai. Além de aumentar a fidelização de quem já é freguês recorrente, eles farão publicidade gratuita para você. Contudo, para não tomar prejuízo, não se esqueça de precificar seus pratos da maneira correta!
Outra opção é oferecer promoções que tenham um número mínimo de pessoas. Por exemplo, uma porção grátis caso a mesa tenha mais de 10 pessoas. Caso opte por essa estratégia, lembre de preparar o estabelecimento para receber grupos grandes.
11. Não se esqueça dos sorteios
Os sorteios são uma ótima forma de engajar as suas redes sociais. Combinar essa estratégia com as dicas de posts e stories que já demos neste conteúdo, será perfeito! Com essa prática, seu estabelecimento vai ter visibilidade e, consequentemente, os clientes chegarão até você.
Isso tudo é para que o cliente tenha uma experiência prazerosa e volte a comer mais vezes no restaurante. E, se for muito bom, divulgue para os amigos!
As 11 dicas vão te ajudar a programar uma black friday inesquecível, assim, você consegue divulgar a marca, expandir os negócios e lucrar bastante. Agora, convido você a aprender como ganhar dinheiro no natal para já se preparar para a próxima data comemorativa do ano!
Preparado para lucrar bastante? Então nos vemos no próximo post!