Os proprietários de supermercados precisam ter um cuidado especial no que se refere a produto vencido. Afinal, ao vender itens que já perderam o prazo de validade, além de prejudicar a saúde dos clientes, o estabelecimento também pode ser processado, tendo que indenizar e se responsabilizar por possíveis danos causados.

Por isso, é muito importante que você não deixe produtos vencerem antes de sua comercialização, adotando boas práticas como o uso de um software de gestão para o correto controle de estoque, por exemplo. 

Além disso, quando esse tipo de situação acontecer o ideal é que você siga as medidas padrão sobre o que fazer com um produto vencido. Listamos as principais delas nos tópicos a seguir. Confira!

Realize uma troca

Alguns fornecedores têm políticas de troca para produtos vencidos, desse modo, convém consultar as empresas que fornecem itens para o seu supermercado e verificar como eles agem em relação a isso.

Geralmente, as indústrias de alimentos e outros produtos vendidos em supermercados que trocam produtos vencidos fazem o recolhimento e a substituição, sempre que uma nova compra é realizada.

Negocie a devolução

Existem alguns casos em que as distribuidoras não fazem a troca de produtos vencidos, porém, aceitam negociar as devoluções. Nessas situações, é possível entrar em contato para tentar conseguir devolver os produtos que perderam o prazo de validade.

Nem sempre é possível recuperar 100% do valor investido na compra desses itens, contudo, pode ser que você consiga rever uma certa quantidade do dinheiro.

Destine-os para outros fins

Embora não seja uma prática tão recomendada, existem alguns casos em que os produtos vencidos podem ser utilizados para outros fins. No entanto, é preciso ter muito cuidado para que o destino dado a esses itens não seja prejudicial à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.

Faça o descarte adequadamente

No caso de você não conseguir trocar e nem devolver os produtos vencidos em seu supermercado, é preciso que seja feito o descarte de maneira adequada, geralmente em aterros sanitários.

Para que o descarte seja feito, é recomendado que você procure a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária do seu município, pois esses órgãos têm competência para dar a assistência necessária e prestar informações sobre o que fazer para descartar um produto vencido adequadamente.

Bônus: dica prática para evitar produto vencido nas prateleiras

Para que os seus produtos de seu supermercado não percam o prazo de validade nas prateleiras, é importante que você siga algumas boas práticas para evitar que isso aconteça.

Existe um método interessante chamado de PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), em que os repositores devem ser orientados a organizar o estoque de modo que os produtos que já estão no supermercado sejam colocados nas gôndolas e prateleiras antes dos que foram adquiridos recentemente. É uma técnica simples e que pode fazer uma grande diferença! 

Agora você já sabe como proceder quando tiver produto vencido em seu estoque ou nas prateleiras do seu supermercado. Ter o cuidado necessário para evitar que isso aconteça e também eliminar os itens vencidos do estabelecimento, conforme você viu, é muito importante.

Quando um produto está com a data próxima ao vencimento, uma ideia interessante é fazer promoções. Saiba como em nosso artigo “Entenda como fazer venda de produtos próximos ao vencimento”.

 

Powered by Rock Convert