Há diversas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as vendas no seu negócio. Incluir as bebidas para restaurantes é uma forma simples, porém, eficaz de fazer com que os clientes passem a consumir mais, e assim, aumentar a receita do seu empreendimento. Agora é a hora de você investir nessa estratégia!

O cardápio é a melhor oportunidade que você tem para divulgar as bebidas e atrair clientes, por isso, ele precisa ser muito bem trabalhado não só no aspecto visual, mas também na forma de descrever os produtos, na otimização dos insumos e na disposição estratégica de elementos gráficos, preços e opções mais lucrativas.

Pronto para começar? Então, veja nossas dicas e orientações para você introduzir o consumo de bebidas e ver seu faturamento crescer!

Saiba quais são os equipamentos necessários para as bebidas

Alguns equipamentos são essenciais para o bom atendimento, tanto no preparo de drinks como para conservar a temperatura em que a bebida será servida. A seguir, confira os equipamentos que não podem faltar no seu estabelecimento:

  • coqueteleiras;

  • pinças;

  • dosadores;

  • prateleiras para as bebidas;

  • cervejeiras;

  • freezers;

  • adegas climatizadas para os vinhos.

Conheça o perfil do seu cliente

Aqui, deve ser considerado o público que já é atendido no restaurante. Além disso, pesquise os aspectos mais adotados pelos seus concorrentes. Investir nesse ramo demanda atenção para além de oferecer boas bebidas e bons pratos, o ambiente também deve ser diferenciado.

Quando você conhece seu público, a tarefa é mais fácil de ser desenvolvida. Seja criativo, não se limite somente a um determinado grupo e amplie o seu leque de clientes. 

Defina quais bebidas serão oferecidas

Um bom cardápio de bebidas precisa estar em sintonia com a proposta de seu restaurante e com o perfil do seu público-alvo. Veja algumas opções que podem ser servidas:

  • vinhos: que harmonizam com a comida oferecida;

  • drinks: alcoólicos e não alcoólicos;

  • cervejas: especiais ou artesanais;

  • sucos: naturais e preparados na hora de servir.

Crie cardápios criativos 

Descreva os ingredientes que compõem cada produto de forma que a informação fique clara e atrativa para o seu cliente. Invista também em sugestões, por exemplo:qual prato harmoniza com qual bebida? 

Além disso, crie cardápios criativos e fuja da mesmice. Confira algumas sugestões:

  • cardápio com figuras ou fotos das preparações;

  • cardápio infográfico, mostrando como foi preparada cada bebida;

  • cardápios com elementos gráficos coloridos.

Não esqueça: tudo tem que estar alinhado com o perfil do seu restaurante e do cliente que você atende. Ademais, tenha cardápios separados para a comida e para as bebidas.

Por fim, guie seus clientes pelos produtos e não pelo preço. Com a ajuda de especialistas, capriche na descrição, realce os ingredientes e utilize atributos estratégicos que despertem emoções nos frequentadores.

Tenha uma equipe treinada e com foco no cliente

Se o pessoal do restaurante não for treinado para executar as tarefas características do fornecimento de bebidas ou não atender bem os clientes, não há estratégia que funcione. O ator principal aqui é o garçom, já que a abordagem pode contar muito no momento de vender as bebidas para restaurantes. A seguir, veja alguns exemplos de abordagens ou ações para alavancar as vendas:

  • apresentar, assim que o cliente se ajeitar, a carta de bebidas, para que ele faça o pedido;

  • ao citar marcas, cite primeiro as importadas, intercale com as nacionais e novamente as importadas. As pessoas tendem a memorizar apenas as primeiras e as últimas opções;

  • para encorajar o consumo, descreva em detalhes a preparação dos drinks;

  • ao servir um coquetel em copo longo, coloque dois canudos, assim o cliente bebe rapidamente e logo pede outro drink;

  • quando o freguês sinalizar o encerramento da conta, o garçom deve se aproximar oferecendo um coquetel ou pelo menos uma água.

Viu? Focando em estratégias simples, sem grandes custos, dá para aumentar o faturamento com as bebidas para restaurantes. Contudo, mesmo com a aplicação dessas estratégias, invista também na divulgação.

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