Há diversas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as vendas no seu negócio. Incluir as bebidas para restaurantes é uma forma simples, porém, eficaz de fazer com que os clientes passem a consumir mais, e assim, aumentar a receita do seu empreendimento. Agora é a hora de você investir nessa estratégia!
O cardápio é a melhor oportunidade que você tem para divulgar as bebidas e atrair clientes, por isso, ele precisa ser muito bem trabalhado não só no aspecto visual, mas também na forma de descrever os produtos, na otimização dos insumos e na disposição estratégica de elementos gráficos, preços e opções mais lucrativas.
Pronto para começar? Então, veja nossas dicas e orientações para você introduzir o consumo de bebidas e ver seu faturamento crescer!
Saiba quais são os equipamentos necessários para as bebidas
Alguns equipamentos são essenciais para o bom atendimento, tanto no preparo de drinks como para conservar a temperatura em que a bebida será servida. A seguir, confira os equipamentos que não podem faltar no seu estabelecimento:
-
coqueteleiras;
-
pinças;
-
dosadores;
-
prateleiras para as bebidas;
-
adegas climatizadas para os vinhos.
Conheça o perfil do seu cliente
Aqui, deve ser considerado o público que já é atendido no restaurante. Além disso, pesquise os aspectos mais adotados pelos seus concorrentes. Investir nesse ramo demanda atenção para além de oferecer boas bebidas e bons pratos, o ambiente também deve ser diferenciado.
Quando você conhece seu público, a tarefa é mais fácil de ser desenvolvida. Seja criativo, não se limite somente a um determinado grupo e amplie o seu leque de clientes.
Defina quais bebidas serão oferecidas
Um bom cardápio de bebidas precisa estar em sintonia com a proposta de seu restaurante e com o perfil do seu público-alvo. Veja algumas opções que podem ser servidas:
-
vinhos: que harmonizam com a comida oferecida;
-
drinks: alcoólicos e não alcoólicos;
-
cervejas: especiais ou artesanais;
-
sucos: naturais e preparados na hora de servir.
Crie cardápios criativos
Descreva os ingredientes que compõem cada produto de forma que a informação fique clara e atrativa para o seu cliente. Invista também em sugestões, por exemplo:qual prato harmoniza com qual bebida?
Além disso, crie cardápios criativos e fuja da mesmice. Confira algumas sugestões:
-
cardápio com figuras ou fotos das preparações;
-
cardápio infográfico, mostrando como foi preparada cada bebida;
-
cardápios com elementos gráficos coloridos.
Não esqueça: tudo tem que estar alinhado com o perfil do seu restaurante e do cliente que você atende. Ademais, tenha cardápios separados para a comida e para as bebidas.
Por fim, guie seus clientes pelos produtos e não pelo preço. Com a ajuda de especialistas, capriche na descrição, realce os ingredientes e utilize atributos estratégicos que despertem emoções nos frequentadores.
Tenha uma equipe treinada e com foco no cliente
Se o pessoal do restaurante não for treinado para executar as tarefas características do fornecimento de bebidas ou não atender bem os clientes, não há estratégia que funcione. O ator principal aqui é o garçom, já que a abordagem pode contar muito no momento de vender as bebidas para restaurantes. A seguir, veja alguns exemplos de abordagens ou ações para alavancar as vendas:
-
apresentar, assim que o cliente se ajeitar, a carta de bebidas, para que ele faça o pedido;
-
ao citar marcas, cite primeiro as importadas, intercale com as nacionais e novamente as importadas. As pessoas tendem a memorizar apenas as primeiras e as últimas opções;
-
para encorajar o consumo, descreva em detalhes a preparação dos drinks;
-
ao servir um coquetel em copo longo, coloque dois canudos, assim o cliente bebe rapidamente e logo pede outro drink;
-
quando o freguês sinalizar o encerramento da conta, o garçom deve se aproximar oferecendo um coquetel ou pelo menos uma água.
Viu? Focando em estratégias simples, sem grandes custos, dá para aumentar o faturamento com as bebidas para restaurantes. Contudo, mesmo com a aplicação dessas estratégias, invista também na divulgação.
Gostou do nosso artigo? Para se manter atualizado e saber mais sobre outras técnicas de atendimento, assine nossa newsletter.