Ter um restaurante é saber o quanto é necessário escolher de forma certa os serviços que serão prestados, não é mesmo? Se você tem dúvidas, por exemplo, em qual sistema de atendimento é o melhor tanto para o seu negócio quanto para os clientes, é essencial que você conheça um pouco mais sobre as opções a la carte ou self service. 

Por isso, para deixar você munido das melhores informações sobre esses sistemas, vamos explicar neste post quais são as diferenças, vantagens e desvantagens em cada um deles.

Quer saber mais? Confira!

A la carte 

O mais tradicional estilo de serviço tem como característica principal proporcionar opções de pratos listados a um menu, o já conhecido cardápio. O objetivo é desenvolver uma refeição que seja feita de maneira ágil e sem qualquer demora. Geralmente, quem opta por esse serviço está disposto a obter uma refeição mais refinada e de qualidade. 

E um dos detalhes que mais chama atenção é que isso faz com que o cliente tenha várias possibilidades de escolha. Veja só.

Vantagens

1. Poder de Escolha

Aqui o grande diferencial é a escolha do cardápio. As receitas são o carro chef para esse quesito e em alguns restaurantes, por exemplo, eles são pensados de maneira cuidadosa até chegar de fato ao paladar do seu cliente. Isso proporciona uma experiência única, com produtos selecionados e de boa procedência.

Vale destacar que uma estratégia usada e apontada como tendência é a escolha por itens sazonais. Isso quer dizer que, além de frescos e de fácil acesso, os pratos são trazidos ao cardápio periodicamente, tornando o menu ainda mais atrativo.

2. Praticidade

Com o sistema a la carte, dentro da cozinha a seleção de alimentos fica determinada, já que os pratos são definidos antes e normalmente são fixos. Esse método auxilia a sua equipe na rapidez com que os elementos são manipulados e, ao mesmo tempo, ainda potencializa a performance dos cozinheiros.

O resultado disso é visível: os clientes recebem o prato rapidamente e a satisfação deles é imediata!

Desvantagens

1. Falta de Planejamento 

Com certeza, em alguma experiência sua em um restaurante já aconteceu o seguinte: você pediu um item e foi surpreendido com a informação de que ele não estava disponível. Pois é, isso só acontece quando há falta de planejamento. A organização é quem define o bom andamento do restaurante, e muitos pontos são definidos de acordo com isso.

Infelizmente, no sistema a la carte se você não tiver isso como regra básica, ficará suscetível a inúmeros problemas que, provavelmente, vão acontecer.

2. Alto preço / Preço definido

Como em um restaurante a la carte os pratos são definidos por meio de fichas técnicas,  normalmente a base de custos de um prato se torna elevada. Então, geralmente o cliente acaba optando por outras opções disponíveis no menu e que são, na maioria das vezes, mais em conta.

Alguns consumidores até gostariam de pedir as opções do cardápio a la carte, mas ficam receosos de gastar um pouco mais e deixam a ocasião para uma outra visita, já mais planejada, como em ocasiões especiais.

Self Service

Popularmente conhecido como comida a quilo, segue uma linha totalmente inversa ao serviço a la carte. Aqui o cliente se serve de acordo com o que o restaurante disponibiliza, ficando desprendido na hora de selecionar o que for comer. A variedade é extensa, dando oportunidade de o consumidor poder experimentar de tudo um pouco.

O valor do prato é determinado de acordo com seu peso, seguindo a lógica de quanto mais peso, mais o cliente vai pagar.

Vantagens

1. Custo benefício vantajoso

O cliente escolhe o que for do seu agrado e, assim, coloca no seu prato o tanto que for consumir. Isso ajuda bastante a evitar o desperdício, bem como o valor pago pela refeição. Ou seja, o consumidor enxerga nessa opção uma solução mais rentável e que venha exatamente de acordo com o que ele deseja naquele momento.

2. Liberdade de escolha

Eis o mais atrativo para os olhos do consumidor: a variedade infinita e a riqueza de alimentos fazem com que o cliente seja seduzido. Um exemplo disso é que o cliente tem porções de carnes menores e, portanto, acaba escolhendo mais de uma, comendo geralmente mais do que no sistema a la carte.

3. Praticidade do serviço

A primeira vista, o ato de a pessoa se servir já é uma vantagem, visto que logo o ambiente se torna propício para ter poucos funcionários, ou seja, contratar uma pessoa para certas funções como servir os clientes torna-se nula.

Outro fator relevante também é sobre o pagamento e o peso do prato. Geralmente, o ato de pesar pode ser acoplado também ao de efetuar o pagamento, o que é uma forma de otimizar espaço e o quadro de trabalhadores.

Desvantagens

1. Desperdício para o restaurante

A produção de comida é feita em larga escala, tudo conforme a demanda do público. O risco de perda é alto levando-se em consideração o volume das sobras. Uma boa saída contra esse ponto é a elaboração de um cardápio acessível ao paladar do seu cliente. Busque atender os gostos do seu público-alvo e fique atento à porção de consumo.

Perante isso, pode-se fazer uma base de produção adequada, pensando em evitar o desperdício.

2. Higiene

É comum haver reclamações em relação à limpeza em restaurantes desse porte. Com o fato de a comida ficar exposta, às vezes acontece de cair nelas fios de cabelo ou até mesmo mosquitos. Em certos lugares, isso ocasiona o prejulgamento desse estilo de estabelecimento, como uma opção nada higiênica.

Então, fique atento para que isso seja evitado e conte, por exemplo, com a ajuda de mobílias como o aparador com tampas. Também faça o possível para manter tudo higienizado o tempo todo, ok? Outra dica é optar por um ambiente fechado e arejado.

3. Alto preço por kg

Infelizmente é bastante comum de se encontrar nos estabelecimentos o preço exagerado para alimentos mais simples, como arroz ou até mesmo para as batatas.

Isso é, sem dúvidas, um dos fatores que afastam os clientes de restaurantes desse tipo!

Conseguiu entender melhor quais são as vantagens e desvantagens dos sistemas a la carte ou self service? Você verá que agora fica mais fácil decidir qual a melhor opção para implantar na sua empresa.

Gostou? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos ainda mais interessantes e exclusivos como este!

Powered by Rock Convert