O marketing é, há muito tempo, uma das principais estratégias para impulsionar o crescimento do supermercado, na esperança de aumentar vendas, e isso não é segredo para ninguém. Porém, nem sempre esses investimentos trazem retorno sólido. Talvez, isso aconteça porque os recursos estejam indo para os destinos errados.

Ao levar em conta o comportamento dos seus clientes dentro da sua loja e também o comportamento destes nas redes sociais, você pode criar um plano de marketing bem-sucedido que aumentará suas vendas e lucros consideravelmente.

Por isso, neste post, decidimos trazer para você 7 estratégias de marketing para supermercado simples e eficazes para ajudá-lo a encontrar algumas das maneiras criativas possíveis para atrair mais clientes. Confira!

Confira agora 7 estratégias de marketing para supermercado!

Muitos proprietários de supermercados podem pensar de que o marketing só será efetivo nas campanhas sazonais como a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, contudo, a estratégia pode ser efetiva o ano todo. Sempre há uma oportunidade para se ganhar dinheiro.

O foco nos feriados nacionais de seu país, e também nos feriados municipais, é uma técnica importante que pode ajudá-lo a ter mais fluxo de clientes no seu estabelecimento. Os finais de semana também são muito importantes para os brasileiros e, por isso, sempre são datas fundamentais para aumentar as vendas em um supermercado. Agora, confira as nossas dicas!

  1. Anuncie produtos de grandes marcas!

Muitas vezes, os supermercados obtêm a maior parte de sua receita com os produtos mais conhecidos, afinal, todos já conhecem a qualidade que essas marcas oferecem.

A maioria dos clientes estão em busca dos produtos que gostam com preços baixos, isso se mostra um incentivo extra para eles escolherem o seu estabelecimento para fazer as suas compras.

  1. Preços promocionais em bebidas!

Não há como negar que todo mundo adora um bom desconto, não é mesmo? Ainda mais se estivermos falando de bebidas que os brasileiros adoram, como as cervejas e os refrigerantes. Uma das melhores técnicas de marketing para supermercados é oferecer descontos promocionais nestes itens nos finais de semana.

Abre-se um leque para a venda de outros produtos como as carnes, já que nos finais de semana também acontecem os tão churrascos que combinam perfeitamente com cerveja gelada. Uma dica bem importante é ter uma boa quantidade de geladeiras expositoras de bebidas, pois os clientes dão preferência para comprar em estabelecimentos que tenham as bebidas já geladas.

  1. Trabalhe com cadastro de clientes ou cartão fidelidade!

É provável que seu supermercado, como a maioria dos dias de hoje, tenha um cartão no qual seus clientes possam ganhar pontos em troca de promoções e descontos. Se ainda não, é uma possibilidade a se pensar.

Muitos estabelecimentos também apostam no cadastro de clientes por meio do CPF e oferecem descontos em diversos produtos por meio deste cadastro.

Com preços promocionais por meio destes cadastros, você também estará trabalhando a fidelização de clientes. As pessoas dão valor ao estabelecimento quando também se sentem valorizadas.

  1. Aposte em anúncios personalizados na sua loja

Com o uso de anúncios na loja, você pode informar seus clientes sobre quaisquer ofertas promocionais nas áreas específicas da loja que eles precisam para encontrar itens.

Se você usar um letreiro manuscrito em uma seção de produtos locais, ele oferecerá uma sensação de localidade. Você deve anunciar com sua marca e corresponder à paleta de cores e à tipografia da sua marca, para que seus clientes possam começar a criar associações positivas com a sua marca.

  1. Ofereça amostras grátis e serviços de degustação!

Quantas vezes você entrou em um supermercado e descobriu que havia uma pequena barraca oferecendo amostras grátis e serviços de degustação?

Ao sacrificar uma pequena quantidade de produtos em nome de amostras grátis, você irá estimular as pessoas a investirem nesse produto. Pense como um pequeno investimento. Afinal, os consumidores adoram uma comida grátis – especialmente durante as compras semanais. Melhore a experiência daqueles que estão fazendo compras em sua loja. Você pode fazer parcerias com as marcas que estiverem interessadas em fidelizar clientes.

  1. Campanhas de mídia social

Como bem sabemos, o mundo está conectado pelas mídias sociais e, consequentemente, as empresas também precisam ser. As campanhas de mídia social têm sido uma fonte totalmente nova de receita para as empresas nos últimos anos, e não há razão para os supermercados não investirem para ter uma página no Facebook ou no Instagram, além de fazerem um bom trabalho de e-mail marketing.

Os supermercados podem anunciar seus produtos com suas promoções em todos esses canais para atrair mais clientes para o seu estabelecimento. Ter uma conta no Instagram baseada em imagens com os anúncios, por exemplo, já se mostrou bem eficaz para trazer resultados. Demonstre todas as diferentes maneiras pelas quais a sua empresa interage com a comunidade.

Você também pode tirar proveito dos dias nacionais e internacionais de alimentação, ser criativo usando hashtags e imagens.

Se você se sente criativo, pode desenvolver um boletim informativo que pode ser usado para atrair leitores através de cupons digitais para produtos diferentes, dependendo da estação, disponibilidade e interesse. Por exemplo, no Dia dos Namorados, você pode oferecer cupons para chocolate quente, flores, sacolas para presentes e cartões de comemoração.

  1. Faça trabalho voluntário

Se você trabalhar duro para afiliar sua empresa a instituições de caridade de destaque, isso ajudará você a obter uma reputação positiva como uma empresa que se preocupa não apenas com vendas, mas também com a comunidade local.

Oferecer eventos de caridade, como manhãs de café, ajuda não apenas as pessoas carentes, mas também seus negócios, à medida que atrai clientes em potencial com eventos. E a gentileza demonstrada pelo supermercado sempre cria uma imagem positiva do estabelecimento.

E aí, gostou das dicas que preparamos para você? Aqui, no blog da Castellmaq, você sempre encontra as melhores dicas para o seu empreendimento. E se você precisa de equipamentos para o seu supermercado, confira agora mesmo, na loja online da Castellmaq!

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