Tudo o que você precisa saber sobre marketing para supermercados

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Provavelmente já aconteceu de você entrar em uma loja e, por algum motivo, comprar algo desnecessário. Essa ideia também deve ser aplicada em seu estabelecimento, porque ajuda a aumentar o faturamento. Porém, a dúvida é: como fazer isso? A resposta é o marketing para supermercados.

O propósito dessa ação é fazer com que os consumidores adquiram mais sem perceberem que estão fazendo isso. Esse incentivo pode ocorrer de várias maneiras, como cores, preços e posicionamento de produto. Mas como chegar lá?

Essa é a pergunta que responderemos neste artigo. Aqui você conhecerá as principais práticas para atrair clientes e estimulá-los a comprar mais. Para isso, abordaremos tanto o conceito de marketing para esse setor quanto estratégias práticas para serem empregadas.

Então, que tal saber mais? Acompanhe!

O que é marketing para supermercados?

O objetivo de qualquer ação de marketing é atrair um grande número de clientes para vender mais e ter mais chances de fidelizar esses consumidores. Assim, a compra recorrente é assegurada, enquanto a relação entre comprador e empresa é aproximada.

Para os supermercados, o propósito é igual. A finalidade é incentivar os clientes a gastar mais. Porém, isso passa por outro ponto igualmente relevante e diretamente relacionado: a satisfação dos consumidores.

Quando seu supermercado alcança esse patamar, tem mais chance de transformar os compradores em fãs. Com isso, eles preferirão adquirir no seu estabelecimento e também o indicarão para outras pessoas.

Para chegar a esse status, é preciso pensar desde o layout da loja até as promoções feitas para os produtos. De modo geral, existem 4 dicas que contribuem para um marketing bem planejado:

  • buscar o diferencial dos seus produtos;
  • detectar e atender às necessidades dos consumidores;
  • encontrar e oferecer novidades para despertar o interesse dos clientes;
  • ser rápido na reposição de estoques para garantir que os compradores encontrem o que procuram.

Se esses 4 objetivos principais forem atingidos, o marketing para supermercado surtirá efeitos positivos e evidenciará sua relevância.

Qual a importância do marketing voltado para supermercados?

Para os clientes de um supermercado, vale aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Se ele chega a um estabelecimento sujo, desorganizado e confuso, provavelmente evitará voltar. Já um local iluminado, bonito e agradável tende a chamar mais a atenção.

Pode ser que você nem perceba, mas essas são estratégias de marketing. Assim como as marcas trabalham as embalagens para se destacarem da concorrência, você também deve usar os recursos que tem em mãos para atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Esses dois motivos justificam a relevância do marketing direcionado a supermercados. Esses propósitos são conquistados a partir da compreensão das necessidades e desejos dos consumidores. Por exemplo: se sua loja está em um bairro de classes A e B, precisa apostar em produtos importados, que são dificilmente conseguidos em outros locais.

Porém, há muitos fatores a considerar e todos eles contribuem para a definição de sua identidade, fidelização de clientes e conquista de mercado, como veremos melhor.

Quando é necessário aplicar na estratégia do supermercado?

A resposta a esse questionamento é bastante simples: sempre! Por mais que seu estabelecimento esteja aberto há anos e tenha uma clientela fiel, o marketing é a melhor maneira de continuar atraindo esses consumidores e chamar a atenção de novos compradores.

Perceba que essa estratégia deve ser constante. Caso contrário, sua loja está à mercê da concorrência, que pode “roubar” até mesmo os clientes que parecem ser os mais fiéis. Portanto, os conhecimentos estratégicos são essenciais para se destacar.

Essa questão é ainda mais importante quando seu supermercado é de pequeno ou médio porte. Como as grandes corporações têm mais poder de compra, tendem a atrair um número maior de pessoas. 

É nesse momento que você precisa evidenciar os benefícios de comprar no seu estabelecimento. Isso pode ocorrer por meio de produtos diferenciados, preços atrativos, atendimento personalizado e muitos outros requisitos. O importante mesmo é adotar algumas das ideias que apresentaremos a seguir.

Como é possível aplicar o marketing para supermercados?

As práticas que podem ser adotadas no seu estabelecimento são variadas. Porém, o que traz resultados efetivos? Confira algumas ideias.

Faça um planejamento

As ações de marketing precisam ser bem elaboradas para surtirem os efeitos esperados. Apenas lançar campanhas sem considerar o público-alvo pode gerar prejuízos. Por isso, tire um tempo e estude detalhadamente quem são seus clientes e consumidores potenciais.

A melhor forma é adotar uma pesquisa de mercado. Esse levantamento pode considerar informações disponíveis na internet — por exemplo: no site da Prefeitura, IBGE etc. — e também entrevistas realizadas com o público-alvo.

Tente descobrir os seguintes itens:

  • faixa etária;
  • nível de escolaridade;
  • área de atuação e onde trabalham;
  • hobbies;
  • tipos de música e filmes que gostam;
  • relacionamento atual, ou seja, se são solteiros, casados e quantos filhos têm;
  • existência de animais de estimação;
  • redes sociais preferidas;
  • veículo utilizado, isto é, se a locomoção é feita de carro ou transporte público;
  • comportamento de compras.

Depois de encontrar as informações, você terá uma noção maior do direcionamento da sua ação de marketing. A partir disso, você pode definir os detalhes da sua campanha, como data de veiculação, estratégia utilizada, mídias de divulgação e locais de posicionamento.

Pense no público-alvo

O conhecimento do público-alvo é o elemento principal para definir suas ações. A partir disso, pode determinar quais mercadorias serão comercializadas e qual será sua disposição na loja.

Por exemplo: os produtos para crianças — como salgadinhos, doces e bolachas — devem ser inseridos em prateleiras baixas, que ficarão na altura dos olhos dos pequenos. Essa atitude simples chamará a atenção das crianças, que pedirão aos pais para comprarem aqueles itens.

Outra recomendação é alocar os produtos mais vendidos no final dos corredores, porque esse é o lugar que mais chama a atenção. Por sua vez, as mercadorias mais caras podem ser inseridas nas prateleiras mais chamativas e locais visíveis, porque contribuem para aumentar o lucro.

Já o lado direito dos corredores tendem a ser mais observados. Por isso, são recomendados para produtos de maior valor. Perceba que essa exposição de produtos no negócio depende da pesquisa feita anteriormente com os clientes. 

Ofereça descontos

Os preços atrativos são um chamariz para atrair clientes novos e antigos. Por isso, sempre que um produto estiver vendendo pouco, use essa estratégia para fazer uma queima de estoque. Perceba que essa ação chama a atenção de outras pessoas, mesmo sendo uma atitude pontual.

Uma alternativa interessante nesse caso é oferecer mais de um item pelo mesmo preço, caso do “pague 2, leve 3”. Tenha em mente que o ideal é fazer um planejamento adequado antes de determinar o desconto. Por isso, contabilize o inventário e descubra quais mercadorias podem ser aproveitadas para a ação.

Apesar de ser uma estratégia recomendada, o oferecimento de descontos requer alguns cuidados. Promoções muito mirabolantes podem gerar prejuízo e comprometer o fluxo de caixa. Outra consequência, ainda mais negativa, é a desvalorização da imagem do seu supermercado.

Para evitar esses danos, o ideal é realizar promoções participativas. A ideia é oferecer algo extra. É possível, por exemplo, repassar receitas, dicas de belezas, recomendações de combinação de vinhos e pratos etc. Você pode até contar com o auxílio do fornecedor nessas iniciativas, porque muitos contam com equipes especializadas para isso.

Use as redes sociais

Seu estabelecimento deve estar presente nas redes sociais. Esse canal é uma das melhores formas de estabelecer um relacionamento com os clientes e divulgar preços e promoções.

As mídias utilizadas devem ser definidas conforme sua clientela (lembre-se de que uma das perguntas da pesquisa de mercado é essa). O propósito é atualizar informações sobre o supermercado, mas você também pode postar outros assuntos para estimular a interação.

Entre eles estão: dicas de receitas, frutas e vegetais do mês, curiosidades (por exemplo, os diferentes tipos de arroz), recomendações de higiene e cuidados com a beleza etc. Qualquer assunto que combine com o seu supermercado pode ser explorado.

Todas essas iniciativas ajudam a trazer novos consumidores. Então, pense nas redes sociais para supermercados como uma propaganda boca a boca no ambiente online.

Ah! E se tiver qualquer comentário, dúvida ou reclamação, responda. Esteja pronto a solucionar qualquer problema e coloque-se sempre à disposição. 

Organize as campanhas publicitárias

O planejamento é essencial e deve passar pela definição do período de duração, dos preços promocionais, do produto que será o principal atrativo e dos locais de divulgação. 

Porém, a ação nem sempre precisa abordar uma mercadoria. Seu supermercado pode apoiar alguma iniciativa, como campanha do agasalho, empoderamento feminino, sustentabilidade ou respeito às diferenças. Esses tópicos são importantes para a sociedade e demonstram a preocupação com questões sociais e ambientais, principalmente. 

Coloque o supermercado em evidência

As ações realizadas têm o objetivo de chamar a atenção e aqui vale a regra: “quem não é visto, não é lembrado”. Utilize várias ferramentas para divulgar as campanhas e promoções no supermercado, como WahtsApp, e-mail marketing, redes sociais, blog posts, telemarketing, outdoors, banners e faixas.

Perceba que a ideia é mesclar ações online e offline para atingir o máximo de público possível. O intuito é aumentar o engajamento com a marca. Uma possibilidade, por exemplo, é criar uma lista de e-mails para encaminhar as ofertas semanais por uma newsletter.

As redes sociais também cumprem esse papel. Já o blog pode oferecer outros conteúdos relevantes, como dicas para manter uma alimentação saudável, recomendações de beleza, melhores produtos cosméticos conforme a faixa etária etc.

Uma alternativa bastante válida é a opção de delivery de compras. Com a rotina corrida, muitos clientes preferem pagar mais para ter essa comodidade. Essa também é uma forma de oferecer um serviço diferenciado e mostrar aos consumidores que seu estabelecimento procura inovar.

Invista na comunicação visual

A identidade de um supermercado abrange as partes externa e interna, isto é, o estacionamento, as vitrines, os corredores e muito mais. Use imagens de produtos e pessoas felizes, indique as promoções e faça uma relação entre comprar com a felicidade de estar em família. Assim, você agrega valor a esse ato.

Aproveite os espaços vazios — como muros, paredes e outros locais — como potenciais lugares de divulgação de produtos e promoções. Tome cuidado com o excesso de informações, que pode causar poluição visual. Além disso, atente ao uso das cores que fazem parte da identidade visual.

Crie um ambiente agradável

O momento das compras deve ser prazeroso para os clientes. Por isso, investir em uma experiência agradável é fundamental. Entre as recomendações estão:

  • manter o local limpo e com aromas agradáveis;
  • treinar os colaboradores para oferecer o melhor atendimento possível;
  • criar promoções atrativas e inesperadas;
  • oferecer locais de lazer;
  • ofertar oportunidades diferentes para clientes fidelizados;
  • manter as mercadorias alinhadas e organizadas;
  • identificar de maneira correta os alimentos;
  • usar cores para categorizar os produtos.

Além disso, vale a pena usar um sistema de som para praticar o marketing sensorial. Desse modo, é possível influenciar os consumidores pela audição. Coloque músicas agradáveis e com um volume razoável. Quando existir um locutor ao vivo, oriente-o para ser educado e evitar vícios de linguagem.

Perceba que todos esses fatores contribuem para uma experiência de compra satisfatória e incentiva o retorno do consumidor. Lembre-se também de que seus colaboradores têm um papel fundamental. Por isso, a postura deles deve ser colaborativa.

Aposte no marketing digital

A ideia é contar com um site, blog e redes sociais para atrair mais consumidores, inclusive aqueles que desconhecem seu supermercado. Aproveite a tecnologia e marque presença criando conteúdos relevantes para criar engajamento.

Isso pode ser feito em todos os canais já citados. Utilize o SEO, estratégia que visa à otimização em buscadores para que a página do seu negócio apareça nos primeiros resultados do Google.

Faça também anúncios e posts patrocinados pelo Google AdWords, para direcionar a ação para o motor de busca, ou o Facebook Ads, por exemplo, para criar campanhas nessa rede social.

Outra dica é o Google Meu Negócio, que facilita a gestão da presença online das empresas. Você pode administrar como as informações comerciais serão exibidas, inclusive no Google Maps e na pesquisa normal. Essa é, portanto, uma oportunidade de destacar e trazer visibilidade ao seu supermercado.

Aproveite as datas comemorativas

As sazonalidades são períodos de oportunidade para aumentar as vendas. Você pode aproveitar as férias, os feriados, as datas especiais (como Natal, Páscoa etc.), entre outras possibilidades para atrair clientes.

Vale a pena considerar ainda datas menos conhecidas. Por exemplo: dia da pizza, da secretária, dos avós e por aí vai. Essas promoções divertidas despertam o interesse e ajudam a explorar outras chances de venda. 

Para garantir o máximo de retorno, siga as recomendações:

  • atente ao calendário anual;
  • desenvolva estratégias que se encaixem no tema;
  • decore o supermercado;
  • aposte em material de divulgação personalizado;
  • ofereça descontos e produtos apropriados;
  • baseie-se no comportamento do consumidor.

Quais são as táticas mais comuns usadas por grandes supermercados?

As ações apontadas no tópico anterior são utilizadas pelas grandes redes. No entanto, existem algumas atitudes que são mais fáceis para os supermercados de maior porte. Entre as principais atitudes adotadas estão:

Marketing de conteúdo

A aposta em conteúdos relevantes é uma das principais estratégias para os grandes supermercados. Junto ao SEO, essas redes conseguem atrair a atenção do consumidor no ambiente online. Além disso, tendem a oferecer o delivery.

Anúncios na TV

As propagandas televisivas ainda são um recurso bastante usado por grandes redes de supermercado por atraírem grande número de consumidores. A ideia é sempre anunciar os produtos que estão em oferta.

Arquitetura comercial

O objetivo dessa estratégia é aumentar as vendas, atrair consumidores, fidelizar clientes e destacar o supermercado perante a concorrência. A arquitetura comercial basicamente consiste nas dicas já repassadas e é caracterizada principalmente por:

  • posicionamento dos produtos nas prateleiras conforme o direcionamento aos clientes (para crianças, locais mais baixos e para adultos, mais altos);
  • inserção das mercadorias ao lado de itens complementares, que incentivam a venda casada indireta, caso do pão e manteiga e do queijo e presunto, por exemplo;
  • oferta de amostras grátis e degustações para estimular a pessoa a comprar algo extra;
  • colocação de corredores longos, que apresentam mais artigos e induzem o cliente a adquirir mais itens;
  • trabalho do marketing sensorial pela música, iluminação e decoração, que estimulam o consumidor a ficar mais tempo no supermercado;
  • oferta de carrinhos maiores, que instigam o comprador a adquirir mais mercadorias;
  • colocação de guloseimas no corredor, especialmente na fila do caixa, porque contribuem para a compra por impulso.

Como você pôde perceber, as ações dos grandes supermercados podem ser parcialmente reproduzidas no seu negócio. É assim que você conseguirá superar a concorrência com a ajuda do marketing.

Como o marketing pode ajudar a superar a concorrência?

As outras empresas que atuam no mesmo setor podem ser encaradas como obstáculos ou oportunidades de crescimento. Afinal, a competitividade estimula a inovação e o aprimoramento dos produtos e serviços. 

Nesse cenário, o marketing se torna um ponto-chave de diferenciação. Com essa estratégia você consegue conhecer bem seus concorrentes, ter presença online, oferecer descontos realmente direcionados ao público-alvo e mais.

Isso tudo é proporcionado porque a função do marketing é divulgar o nome da empresa, isto é, fazer com que seu negócio seja conhecido pelo público. Por isso, baseia-se no tripé: conteúdo, produto e relacionamento com o cliente.

O conteúdo serve para engajar. As estratégias de relacionamento contribuem para fortalecer os laços. Já o produto busca atingir objetivos específicos da venda. É justamente por esses motivos que os 3 vieses devem ser trabalhados conjuntamente. 

O resultado é o destaque em relação à concorrência, o estabelecimento de um diferencial e a atração de mais clientes para aumentar o faturamento.

Quais os cuidados necessários com o marketing on-line?

O consumidor busca cada vez mais o digital — e essa já deixou de ser uma tendência para supermercados para se tornar o presente desse segmento. O problema é que visitas ao site, loja virtual e blog nem sempre representam vendas. Por que isso acontece?

Diversos são os motivos. O importante mesmo é entender que o marketing digital traz novas possibilidades e possibilita direcionar as estratégias para o seu público-alvo. Assim, fica muito mais fácil conseguir a conversão. Para garantir esse retorno, é preciso tomar alguns cuidados:

Ofereça conteúdo relevante

Os assuntos oferecidos devem ter relação com o seu negócio e serem relevantes para os clientes. É preciso ter isso em mente e ainda cuidar com outros aspectos, como as gírias, que é melhor evitar. Vale a pena também participar de assuntos de interesse do consumidor, por exemplo, oferecer dicas de uso dos produtos e vantagens práticas para o público.

Cumpra o prometido

Os anúncios feitos pelo seu supermercado devem ser obrigatoriamente seguidos. Afinal, inexiste coisa pior que esperar algo e se decepcionar. Por isso, cative o cliente sendo transparente. Perceba que ele não vai comprar por impulso, mas pode pesquisar sobre um produto indicado por você e, quem sabe, adquiri-lo.

Seja autêntico

Seu negócio precisa ser humanizado e oferecer conteúdos diferenciados e úteis. Agir mecanicamente é um grande erro, especialmente no marketing online. Lembre-se: um relacionamento próximo com os clientes só será estabelecido com autenticidade.

Aumente os investimentos conforme o retorno obtido

O ROI é um indicador importante e que precisa ser monitorado. Inicialmente, o investimento deve ser moderado. A partir disso, é possível identificar o que traz um rendimento melhor e aplicar nesses pontos, porque é aí que se obterão melhores resultados.

Por que é fundamental adquirir equipamentos de qualidade para supermercados?

Esses itens são fundamentais para o sucesso das vendas. Afinal, eles são primordiais para oferecer produtos com um bom padrão de qualidade e para garantir a preservação e a conservação de alguns alimentos, caso dos perecíveis, por exemplo.

Mais que isso, os equipamentos atuam em prol de um atendimento eficaz e rápido, critérios que também contribuem para a atração e fidelização dos consumidores. Entre os mais importantes estão os que servem para:

Organização de produtos

Os equipamentos têm uma destinação adequada. No hortifrúti, por exemplo, podem ser usadas caixas, divisórias e fruteiras. Já os alimentos congelados, laticínios e frios exigem balcões refrigerados.

Atendimento

Os caixas devem contar com uma gaveta de dinheiro com chave. É importante seguir a Norma Regulamentadora 17 da ABNT, que dispõe sobre a segurança dos operadores. Entre os pontos relevantes estão: espaço adequado para movimentação, cadeia com apoio lombar e assento, e posicionamento que facilite a manipulação das mercadorias.

Açougue

Essa área merece atenção e é bastante frequentada. Por isso, é indicado usar moedor de carne, fatiador, serra fita, balança etiquetadora e balcão refrigerador, pelo menos.

Padaria

Esse também é um setor que atrai muitos clientes. Exige balanças, amassadeiras em espiral, assadeiras, modeladora, armários para crescimento do pão, fornos e batedeira planetária. No entanto, verifique a necessidade da sua produção para verificar a relevância de outros equipamentos para padaria.

Perceba que todos esses itens ajudam a oferecer produtos e serviços melhores. Por isso, impactam diretamente a satisfação do cliente e, é claro, a atração de consumidores.

Todas as dicas que passamos ao longo deste post demonstram a importância do marketing para supermercados. A ideia é que, aos poucos, você firme um relacionamento saudável com os clientes, que resultará em mais vendas e faturamento.

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