Seu restaurante precisa transmitir as principais mensagens que você gostaria de passar aos clientes, a decoração tem um papel importante nessa etapa. Então, idealizar o estilo é o básico para quem pretende ou já administra um estabelecimento, pois é a expressão do seu bom gosto e também da sua funcionalidade.

A decoração é a imagem do seu negócio. Por isso, o foco deste artigo são os 4 erros mais comuns ao decorar o restaurante a fim de realizá-la de forma impecável. Confira!

A identidade visual do seu restaurante

Os consumidores, cada vez mais exigentes, não se importam apenas com o produto, mas querem ter uma experiência única de compra ou serviço. E com a gastronomia não é diferente, o estilo de decoração influencia, e muito, tanto no sucesso como no fracasso do seu estabelecimento.

A identidade visual é tão necessária que deve estar alinhada à personalidade da empresa. Assim ela consegue seduzir logo nos primeiros segundos.

Os 4 erros mais comuns ao decorar o restaurante

Quando você faz tudo sozinho, sem a consultoria de um profissional, a decoração tende a ser elaborada com o gosto pessoal do proprietário, até mesmo de palpites dos amigos “especialistas”. 

Mas, essa abordagem não traz bons resultados. Pensando nisso, listamos os 4 erros mais comuns quando o assunto é decoração de restaurante. Vamos conhecê-los?

1. Não considerar a identidade visual da empresa

A importância da identidade visual está cada vez mais relevante. Afinal, ela ajuda na divulgação e atrai mais clientes. E não pense que você não se enquadra nem precisa dessa ferramenta, todo empreendimento pode e deve investir na identidade visual.

Profissionais experientes na criação dela podem ser muito úteis. Faça com que sua empresa se posicione no mercado como uma marca respeitável e esteja na memória dos frequentadores do seu restaurante.

2. Ter um ambiente poluído visualmente

Tenha consciência que decoração é um expediente de comunicação visual. Adesivos, quadros, jogos de mesa, cores, móveis, talheres e o espaço de circulação representam muito sobre o que o restaurante quer oferecer a seus clientes.

Um jeito de resolver esse problema é ter todos os componentes integrantes do seu empreendimento em equilíbrio e fazer o local o mais atraente possível.

3. Não seguir o uso correto das cores

Você pensa que determinar as cores para o seu negócio é questão de gosto? É um erro! As cores são um dos aspectos que mais favorecem para o sucesso, seja atraindo o freguês, seja deixando o cliente mais à vontade no restaurante.

Por exemplo, uma decoração baseada no vermelho, uma cor quente que além de estimular o apetite traz uma sensação de urgência, é muito usada nas redes de fast food, logo não combina com um restaurante com toques de sofisticação. Não é mesmo?

Procure manter as cores desde a fachada até os cartões de visita, o layout do salão de atendimento, os uniformes dos funcionários como também o material gráfico promocional (anúncios, panfletos, banners ou brindes).

4. Não dar a devida importância para a iluminação

A luz é um item muito importante na decoração. Ela provoca impressões sensoriais no comportamento e nos olhares. Por isso, você deve considerar o uso da iluminação como elemento de decoração e não somente para iluminar o ambiente.

A iluminação deve ser direcionada para o que interessa. Nos restaurantes self-service, por exemplo, o balcão de comida precisa estar bem-iluminado. Por essa razão, invista em um bom projeto luminotécnico.

Viu, não é uma tarefa fácil decorar o restaurante, mas não se preocupe, você não precisa conhecer tudo. Por isso é importante que o projeto de decoração do restaurante fique a cargo de um profissional competente.

Ele trabalha em conjunto com você, alinha as técnicas ao seu desejo e o resultado dessa parceria é um ambiente com resultados estéticos e funcionais, os quais não seriam atingidos sem um planejamento. Portanto, contrate uma consultoria, assim, sua única preocupação é com a preparação de pratos deliciosos!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Então, compartilhe em suas redes sociais e faça com que chegue a mais pessoas!

 

Powered by Rock Convert